Principais métricas de Marketing Digital que as empresas devem avaliar

Principais métricas de Marketing Digital que as empresas devem avaliar

751 501 Thaynna Guerra
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Principais métricas de Marketing Digital que as empresas devem avaliar

Sabemos que existem muitos dados e relatórios no Google Analytics, mas você conhece bem o significado de cada dado? No nosso Post de Tudo sobre KPIs falamos que uma boa métrica muda sua forma de agir! E pensando nisso, montamos esse post que vai te ajudar a entender melhor a terminologia e as principais métricas de marketing digital.

Espero que esse material te ajude de forma rápida a encontrar  as respostas que importam quando você estiver usando relatórios e analisando o desempenho.  

Para facilitar, você também pode baixar este documento. Bom, vamos lá, pronto para as métricas mais importantes do marketing digital ?

Quais são os principais indicadores de desempenho em marketing?

As métricas de marketing e os principais indicadores de desempenho (KPIs) são valores mensuráveis ​​usados ​​pelas equipes de marketing para demonstrar a eficácia das campanhas em todos os canais de marketing. Se você estiver querendo acompanhar o desempenho do marketing digital, o progresso do projeto de SEO ou o crescimento da mídia social, ter métricas de marketing mensuráveis ​​e KPIs configurados pode ajudar sua empresa a atingir as metas mês a mês. Acompanhe seus objetivos de marketing com essas métricas de marketing e exemplos de KPI. Mas lembre-se sempre do que dizia Einstein “Nem tudo que conta pode ser contado”.

Tipos de métricas de marketing e KPIs

As iniciativas de marketing ocorrem em vários canais. Da mídia social, ao e-mail marketing, à geração de leads, sua estratégia de marketing digital incluirá várias atividades. Com uma variedade tão grande de canais sendo usados, é importante que as equipes de marketing acompanhem ativamente o progresso e o desempenho em tempo real com as métricas de marketing e os KPIs corretos. Ao escolher as métricas de marketing certas, você deve ter em mente qual canal está usando e quem usará os dados para tomar decisões de negócios. Os tipos de métricas que você deseja acompanhar variam para diferentes funções de marketing. Executivos vão querer ver uma visão geral de cada canal de marketing, enquanto os gerentes vão querer mergulhar nas métricas para uma compreensão mais profunda do desempenho do dia a dia.

Definição de Métricas:

Métricas pré-clique

Métricas de Desempenho

ROI – Retorno sobre o Investimento

O retorno total do investimento para suas campanhas. Em outras palavras, a receita total é dividida pelo gasto total. Esta métricas é calculada por:  

[(R$ em vendas adicionais realizadas menos R$ investido na campanha) ÷ R$ investido na campanha] * 100

Resultados

O número de vezes que o seu anúncio obteve um resultado, com base no objetivo selecionado.

ROAS

O retorno do gasto com publicidade (ROAS) é uma métrica que divide a receita total pelo gasto total com publicidade. Por exemplo, se sua receita total do Google AdWords foi de r$ 10.000,00 e você gastou R$ 5.000,00 em seus anúncios, seu ROAS seria de 200%.

CPA

O CPA é calculado dividindo o custo total pelo número de conversões.

CPC

Custo por clique ou CPC é o valor que você deseja gastar (ou é cobrado) por clique.

CPM

O custo por mil impressões ou CPM é uma opção de lance em que um anunciante paga por 1.000 impressões do anúncio, independentemente do número de cliques. O lance de CPM é projetado para anunciantes que desejam aumentar o reconhecimento da marca, em vez de impulsionar as conversões.

CPV

Custo por visualização ou CPV é uma opção de lance em que você paga por cada visualização de vídeo.

CTR

Taxa de cliques ou CTR é a porcentagem de impressões que resultam em um clique no seu anúncio. Por exemplo, um anúncio com 100 cliques e 1.000 impressões teria uma taxa de cliques de 10%.

Métricas de Entrega

Alcance  

É o número de pessoas únicas que viram seu conteúdo.

Cookies Únicos

É o número de cookies (que armazenam preferências e outras informações usadas nas páginas da web que eles visitam) específicos de um navegador individual nos computadores das pessoas.

Freqüência de Anúncios

A frequência do anúncio é o número médio de vezes que as pessoas veem um anúncio específico.

Custo

A quantidade de dinheiro gasto para as ações desejadas. Por exemplo, cliques para campanhas de pesquisa, visualizações de campanhas de vídeo e impressões para campanhas de exibição.

Impressão

Uma impressão é contada quando um anúncio é exibido (com ou sem um clique). Para campanhas de anúncios gráficos, você tem a opção de fazer lances em uma impressão visível. Veja também taxa de cliques e CPM visível.

Interações

São as ações principais que as pessoas realizam com seus anúncios. Por exemplo, cliques em um anúncio de texto, visualizações de um anúncio em vídeo, chamadas para um anúncio somente para chamadas e assim por diante.

Taxa de interação

O número total de interações divididas por impressões. Por exemplo, visualizações de vídeos divididas por impressões. A taxa de interação é semelhante à taxa de cliques, mas é baseada em qualquer interação principal. Veja também click-through-rate

Cliques

Quando um usuário clica em um anúncio, ele é direcionado para a página de destino do anúncio (ou URL final) do anúncio. É quando o anunciante é cobrado por uma campanha usando um lance de CPC.

Taxa de crescimento da base de emails

A taxa na qual sua lista de e-mails está crescendo. Calculada como

([(Número de novos assinantes) menos (Número de cancelamentos de assinatura + reclamações de email / spam)] ÷ Número total de endereços de email na sua lista]) * 100

 

Métricas de Engajamento

Engajamento

O engajamento mede o número de vezes que alguém agiu em suas postagens. Isso pode significar clicar em um link, compartilhar seu post, fazer uma reação ou deixar um comentário.

Página curtida e seguidores

Page Likes é o número de pessoas que seguem sua marca na rede social.

Taxa de Aplauso

Quantidade de likes nos posts dividido pelo número de posts

Taxa de Compartilhamento

Quantidade de compartilhamento de posts dividido pelo número de posts

Taxa de Conversação

Quantidade de comentários em posts dividido pelo número de posts

 

Métricas de Vídeo:

View

Uma visualização de vídeo (view) é relatada quando alguém assiste ao seu anúncio em vídeo. Você também é cobrado com base na visualização. Veja também anúncios de video discovery TrueView in-stream e TrueView.

Retenção de Vídeo

Se você estiver publicando vídeos de 10 minutos, mas a maioria do seu público assiste apenas 30 segundos, talvez seja melhor reduzir o número de vídeos. Para descobrir como a porcentagem de seus vídeos assiste às pessoas, confira a seção “Detalhes da postagem” em suas informações da página.

VTR

O número total de visualizações de vídeos divididas por impressões.

Engajamento de vídeo

Assim como as postagens não filmadas no Facebook, o engajamento é uma métrica importante para monitorar vídeos também. Além de “Gostei”, “compartilhamentos” e comentários, outra métrica de engajamento que você verá aqui é clicar para jogar.

Taxa de Abertura

Porcentagem de destinatários de e-mail que abrem um determinado e-mail.

Taxa de Compartilhamento/Encaminhamento de Email

A porcentagem de destinatários de e-mail que clicaram em um botão “compartilhar” para postar conteúdo de e-mail em uma rede social e / ou que clicaram em um botão “encaminhar” o email a um amigo”.

Métricas Pós-Clique

Visualizações de página

O número de vezes que uma página (uma unidade de conteúdo definida pelo analista) foi visualizada.

Visitas ou Sessões

Uma visita é uma interação, por um indivíduo, com um website consistindo de uma ou mais solicitações para uma unidade de conteúdo (por exemplo, “visualizações de página”). Se um indivíduo não tiver feito outra ação (normalmente exibições de página adicionais) no site dentro de um período de tempo especificado, a sessão/ visita será encerrada.

Usuários

O número de pessoas individuais (filtradas por spiders e robôs), dentro de um período de tempo, com atividade consistindo em uma ou mais visitas a um site.

Novo visitante

O número de usuários com atividade, incluindo somente a primeira visita a um site durante um período analisado.

Visitante recorrente

O número de visitantes únicos com atividade que consiste em duas ou mais visitas a um site durante um período analisado.

Métricas de Visita

Duração da visita

O período de tempo em uma sessão. O cálculo geralmente é o registro de data e hora da última atividade na sessão menos o registro de data e hora da primeira atividade da sessão.

Métricas de Conteúdo

Visualizações de páginas por sessão/visita:

O número de visualizações de página em um período dividido pelo número de visitas no mesmo período.

Índice de saída de página

Número de saídas de uma página dividido pelo número total de exibições de página desta página.

Sessões de uma única página

Visitas que consistem em uma página, independentemente do número de vezes que a página foi visualizada.

Rejeições (Visualização de página única)

Visitas que consistem em uma visualização de página.

Taxa de rejeição

Visitas a uma única página dividido pelo número de entradas.

Métricas de conversão

Evento

Qualquer ação registrada que tenha uma data e hora específicas atribuídas a ele pelo navegador ou pelo servidor.

Conversão

Um visitante que conclui uma ação de destino (assinou newsletter, preencheu um formulário, realizou uma compra, realizou um donwload etc).

Taxa de conversão

A porcentagem de cliques (ou interações) que resultam em uma conversão

Métricas de Negócio SAAS

O software como serviço (SaaS) é um modelo de distribuição de software no qual um provedor terceirizado hospeda aplicativos e os disponibiliza para os clientes pela Internet)

 

Net Promoter Score ou NPS

Mede a disposição de uma base de clientes em promover um produto ou serviço para colegas e amigos. Ele se baseia nos resultados de uma pesquisa com clientes, que solicita aos entrevistados que respondam à seguinte pergunta: em uma escala de 1 a 10, “Em uma escala de 0 a 10, o quanto você indicaria nossa (empresa, serviço ou produto) para um amigo?” As respostas  são agrupadas da seguinte forma: 10s e 9s são ‘Promotores’ da marca, 8s e 7s são ‘Neutros’ e quaisquer respostas abaixo de 7 são ‘Detratores’ da marca. O Net Promoter Score é calculado subtraindo a proporção de pontuações do Promotor da proporção de pontuações do Detractor.

Receita recorrente mensal líquida (MRR)

O MRR é todo o seu faturamento recorrente normalizado em um valor mensal.

O cálculo da receita recorrente mensal em um nível alto é direto. MRR = # de clientes * valor médio faturado. Então, 10 clientes pagando uma média de R$ 100 por mês significaria um MRR de R$ 1.000.

Custo de Aquisição do Cliente (CAC)

Mede os custos de aquisição de novos clientes, somando os custos de vendas e marketing para um determinado período, e dividindo-os pelo número de novos clientes para esse período.

Valor de Vida Útil do Cliente (LTV)

Mede o montante do lucro bruto que é gerado por um cliente durante todo o tempo em que ele faz negócios com uma empresa. Para as empresas de SaaS (empresas de software que empregam um modelo de negócios baseado em assinatura), o LTV é calculado multiplicando o pagamento médio do período (pode ser um pagamento mensal ou anual dependendo da empresa SaaS), pela margem bruta média, pelo número de períodos em que o cliente deve efetuar um pagamento

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Conclusão:

Bom, espero que este material ajude você a entender melhor suas métricas e te ajude na análise de seus relatórios. Como sempre, vou deixar aqui alguns links interessantes para você estender ainda mais seus conhecimentos:

 

Tudo sobre KPIs

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