Saiba como o utilizar dados para expandir seu e-commerce.

1024 653 Lívia Nobre
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A palavra “Big Data” entrou em uso no final dos anos 90 e início dos anos 2000. Naquela época, tinha um significado específico. Com o passar dos anos, o “Big Data” ficou tão diluído que para cada pessoa e organização acabou se transformando e tendo um significado um diferente.

Um estudo da IDG do ano passado mostrou que 78 por cento das marcas concordam que a coleta e a análise de dados têm o potencial de mudar completamente a maneira como fazem negócios.

De acordo com Martin Lindstrom – “Big Data é tudo sobre encontrar correlações, mas Small Data é tudo sobre encontrar a causa, a razão.”

Neste post, mostraremos como você pode usar o feedback dos públicos para melhorar o desempenho, a conversão e a lucratividade do seu e-commerce.

 1. Invista em pesquisas com clientes e feedbacks

A pesquisa com o cliente ajuda a aproximar você do seu público-alvo. Quanto mais próximo você chegar a eles, melhor você será capaz de fazer uma boa conexão com a sua loja e trazer toneladas de dinheiro à sua porta!

A). Envie e-mail para os seus clientes.

Uma maneira simples e de baixo custo é enviar e-mails para seus clientes e perguntar o feedback deles. Você pode gerar um relatório de seus últimos pedidos e enviar um simples e-mail com 1 pergunta – O que você gosta da nossa loja?

Você também pode enviar e-mails para eles de seu provedor ou se tiver pesquisas mais longas, pode usar ferramentas como formulários do Google e Typeform que podem ser personalizados para hospedar qualquer tipo de pergunta.

Qualquer que seja a ferramenta ou abordagem, torne-a personalizada e simples.

B). E-mails de abandono de carrinho

O abandono médio de carrinho para um e-commerce é de cerca de 63%. Isso significa que 63% das pessoas acessam a página do carrinho, mas não prosseguem. 

Há muitas maneiras de reduzir as taxas de abandono de carrinho. No entanto, o objetivo aqui é descobrir o motivo exato do abandono e resolver esse problema no seu e-commerce.

Você precisa ter uma ferramenta ou extensão de abandono de carrinho instalada que possa gerar um relatório dos últimos clientes abandonados. Você pode criar uma lista de clientes e enviar um e-mail simples como “O que fez você parar de concluir a transação? Há algo que você possa nos direcionar para o que precisa ser melhorado?”

Quanto mais pessoal e orientado para a pesquisa for o seu conteúdo, melhores respostas você pode esperar.

C). Como encontrar insights nos dados

Métricas são fáceis; O insight é difícil. É importante entender o quão poderoso pode ser usar dados para provar suas suposições.

Depois de receber as respostas de seus clientes, tente descobrir quais problemas eles tiveram em seu e-commerce antes de saírem ou comprarem em sua loja.

O principal objetivo da atividade é encontrar insights sobre:

  • O que os impediu de comprar?
  • Houve algum problema técnico no site?
  • Havia algo de errado com a imagem ou descrição do produto?

Depois de encontrar os pontos dos dados que levaram a esse intervalo com fuga, comece a efetuar pequenas alterações na sua loja. Isso irá trazer os resultados que você procura.

2. Implemente pesquisas de feedback

Pesquisas de opinião são espiões na mente de seus clientes. Quando você traz o feedback deles para a sua loja, você descobre o que eles pensam da sua marca e isso fará você desenvolver, projetar e planejar sua estratégia de venda.

A). Pesquisas de visitantes

As pesquisas de visitantes podem ajudar você a obter dados valiosos do usuário para seu website. As informações podem ajudar você a fazer alterações que farão uma diferença real em sua loja. Você deve exibir de 10 a 15 pesquisas em seu e-commerce em diferentes páginas com perguntas interessantes que envolvam os usuários e ajudem você a coletar dados.

Para essas pequenas pesquisas, você pode usar ferramentas como a Qualaroo para fazer uma pergunta simples ou realizar uma pesquisa rápida, com o objetivo de gerar respostas dos clientes que estão ativos na sua página.

B). Pesquisas de página de resultados de pesquisa

Você pode conectar pesquisas de visitantes em sua página de resultados de pesquisa. Você pode perguntar – “Você conseguiu encontrar o que estava procurando?” – “Sim” ou “Não” e peça o seu feedback.

Esses dados podem fornecer informações sobre o funcionamento do seu mecanismo de pesquisa e, se você estiver usando ferramentas de gravação de visitantes, como o Hotjar, obterá exatamente o que seu cliente pesquisou. Este exercício pode ajudá-lo a melhorar seus esforços de SEO.

C). Pesquisas na página do produto

Você pode implementar enquetes de clientes em sua página de produto e perguntar a elas – “A descrição do produto fornece as informações corretas que você precisa sobre este produto?”

Suas respostas lhe darão as informações necessárias para influenciar as vendas e influenciar os clientes a colocar o produto na cesta.

Com esse insight, você poderá ajustar suas páginas de produtos, copiar as páginas de destino e reescrevê-las nas palavras de seus clientes e corresponder exatamente ao que elas estão procurando em sua página.

D). Incentivos / recompensas para feedback

Incentivos aumentam o número de respostas que você receberá para sua pesquisa de feedback do cliente. Uma pesquisa da Smokeci afirma que há um aumento de 8% no número de respostas recebidas quando os clientes são incentivados a receber feedback.

Você pode incentivar os clientes oferecendo cupons de desconto para participar dessas pesquisas.

Os incentivos funcionam de duas maneiras:

  1. Eles te dão os insights que você precisa.
  2. Os clientes se sentem recompensados ​​pelos esforços que realizaram para preencher a pesquisa e também os leva de volta à sua loja na próxima vez para uma venda.

3. Analise a Atividade do Visitante na Loja

A gravação de visitantes e as ferramentas de repetição de sessão permitem que as empresas registrem, salvem e reproduzam as interações que os visitantes têm em seu e-commerce

Ferramentas como o Hotjar e o Kissmetrics ajudam você a implementar mapas de calor, mapas de rolagem, pesquisas de visitantes, enquetes, pesquisas e relatórios de visitantes que abrangem todo o comportamento e pesquisa do usuário.

Você pode assistir a um lote de 50 gravações e agrupá-las nos grupos abaixo:

# 1 Pessoas que compraram de sua loja.

# 2 Pessoas que não compraram na sua loja.

# 3 Pessoas que saíram de páginas específicas, como uma página do produto, página do carrinho de compras, página de check-out, etc.

A análise do Hotjar fornece uma ideia de como seus visitantes estão usando seu website.

Isso ajudaria você a identificar áreas em seu website onde os clientes estão desistindo e como corrigi-los.

Conclusão:

Com esses pequenos conjuntos de dados, você poderá coletar insights e informações mais aprofundadas para melhorar seu e-commerce. A diferença entre “big data” versus “small data” é que estamos tentando nos afastar dos números e nos movendo em direção às palavras, porque as palavras nos ajudam a nos aprofundar e aprender melhor.

 

 

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