Plano de Marketing: 4 dicas para medir e otimizar o seu desempenho

internet e marketing direto

Plano de Marketing: 4 dicas para medir e otimizar o seu desempenho

1024 456 avantare
  • 0

Medir o seu desempenho de forma eficiente é a resposta para a eficácia de suas ações, e pode ajudá-lo a determinar se sua abordagem é tão forte quanto pode ser. É também uma forma de garantir que o seu investimento e trabalho estão sendo aplicados da melhor maneira.

1. CONCENTRE-SE NAS MÉTRICAS CERTAS

Hoje, com os avanços do Analytics, é possível alinhar melhor suas métricas com seus objetivos de negócio. Se o maior objetivo de sua empresa é aumentar os lucros, então, suas métricas de marketing devem mostrar como sua campanha contribuiu para os lucros. Não fique preso aos indicadores de desempenho (KPIs), como pageviews ou seguidores no Twitter – é melhor utilizá-los como indicadores de direção e para saber se você sofre uma grande perda. Lembre-se, também, de otimizar de forma agressiva as métricas de resultado, com os KPIs indicando a direção certa.

2. VALORIZE SEUS MELHORES CLIENTES

É compreensível querer aumentar suas visitas com táticas como cupons e promoções, porém, quando incentivos são voltados exclusivamente em torno de vendas e CPA (custo por ação), podem levar a clientes e sucesso passageiros, que irão custar mais do que trazer dinheiro. Por isso, em vez de medir transações isoladas, atente-se ao “valor da vida” (LTV) de cada uma delas. Por exemplo, você pode descobrir que 20% dos seus clientes são responsáveis por 80% dos seus lucros. Ao se concentrar em conhecer melhor esses clientes, bem como a forma como você os adquiriu e como você pode encontrar outros como eles, você consegue cortar custos e aumentar a receita.

3. ATRIBUA VALOR A TODAS AS ETAPAS DE COMPRA

Como saber o que está e o que não está funcionado no seu plano de marketing? Comece por identificar o papel de cada ponto de contato ao longo do processo de compra do cliente. Uma vez que você tem uma ideia sobre o que acontece durante a experiência do cliente, as atribuições de marketing podem ajudá-lo a otimizar suas campanhas digitais. Atribuições de Marketing, em termos gerais, significa dividir o valor de uma venda on-line (ou conversão) e distribuir essas frações de valor entre os diferentes pontos de contato que levaram à venda, seja a partir de um anúncio visto no mês passado ou de uma pesquisa feita nesta manhã, e assim dar a devida atenção para cada etapa deste processo.

  

4. PROVE O IMPACTO DAS AÇÕES DE MARKETING

As métricas corretas, os melhores clientes, o processo de compra completo–todas essas etapas são cruciais para medir, de forma inteligente, o que é relevante. Mas talvez, mais importante do que isso, seja provar o real impacto das suas ações de marketing. Além de ajudar você a investir de forma mais sensata, prova a efetividade, o que também pode ajudar a mudar a percepção dos clientes, que irão passar a ver o marketing como uma “fonte geradora de renda”, em vez de um “centro de custo”.

Coletivamente, esses pontos mostram como determinadas medidas podem melhorar a eficácia da campanha, ajudá-lo a obter o crédito que merece para seus programas e, mais importante, garantir um melhor retorno sobre o investimento para todo o seu plano de marketing.

 

Fonte: “4 Steps to Measuring What Matters Most “, ClickZ

Deixe uma resposta

O seu email não será publicado.