Veja quais são as tendências de pesquisas no Google desde 2014

Entenda quais são as tendências de pesquisas no Google

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Sabia que as pesquisas no Google são as fontes principais de informações para o seu negócio? Você pode entender essa relação por meio do Google Trends, uma ferramenta gratuita da Google que mostra como o interesse relativo para qualquer palavra-chave foi mudando a partir de 2004.

Para a maioria dos profissionais de SEO, o Google Keyword Planner ou Planejador de Palavras-chave da Google é a principal ferramenta para a pesquisa palavra-chave e criação de campanhas. Mas, na verdade, o Google Trends pode ser melhor do que se imagina para esta tarefa por vários motivos.

O primeiro deles é que o Google Trends é uma ferramenta gratuita e muito mais fácil de ser manipulada. Além disso, sua busca segmentada por localização, período de tempo e categorias faz com que os resultados pesquisados estejam estritamente relacionados à área de negócio da sua empresa.

Quer saber como as pesquisas no Google podem ajudar na estratégia digital da sua empresa? Leia o artigo que a Avantare preparou especialmente para você, que precisa entender melhor o mundo digital com conteúdos ricos e diretos ao ponto.

1. Use o Google Trends para entender as pesquisas no Google de maneira fácil e sem necessidade de inscrição

A ferramenta que analisa as pesquisas no Google foi introduzida para influenciar o público em geral. E originalmente concebido para pessoas normais que não necessariamente compram anúncios, como no Adwords, mas querem descobrir o que é legal na Web.

De uma maneira geral, Google Trends é uma ferramenta de relações públicas para o Google.

Felizmente, você ainda não precisa se logar ou se inscrever para usar o Google Trends. Seu acesso é livre e permite a compreensão da popularidade das palavras-chave.

2. Conheça a popularidade das palavras-chave e as tendências na pesquisas do Google

Mais tarde, o Google Trends foi fundida com outra ferramenta-chave do Google, o Google Insights para pesquisa. Embora, inicialmente, o Google Trends apenas mostrou grandes tendências gerais, Insights para pesquisa também mostrou dados granulares.

Agora que o Google Trends contém os conjuntos de dados mais precisos, ele é muito mais útil. Mesmo que tenha sido concebido para ser usado por pessoas médias, ele tem alguns recursos avançados.

O Google Trends dá insights interessantes sobre a popularidade de palavras-chave. A ferramenta ajuda a compreender os trending topics no Google, mostrando como as pesquisas de palavras-chave estão atualmente. Como possui dados desde 2004, ele também capaz de apresentar quais foram as tendências de pesquisas no google durante um determinado período de tempo. Muitos comerciantes, webmasters e outros profissionais estão usando para conhecer melhor o seu público.

3. Saiba como usar o Google Trends: passo-a-passo

Uma vez que a pesquisa no Google é realizada por meio da digitação de palavras-chave na barra de pesquisa do Google, o Google Trends gira em torno de palavras-chave. A ferramenta mostra a popularidade de palavras-chave, e compara com outros termos de pesquisa relacionados.

Além disso, ela ajuda a entender as tendências nas pesquisas do Google e como elas mudaram ao longo do tempo, além de sugerir algumas palavras-chave relacionadas que complementam uma consulta original.

Todas essas características tornam o Google Trends uma ferramenta muito valiosa para a pesquisa de palavras-chave. Você pode simplesmente ligar qualquer palavra-chave no Google Trends e ver como a sua popularidade foi mudando ao longo do tempo. Também é possível comparar algumas palavras-chave e vê sua popularidade relativa.

Entenda o funcionamento da ferramenta gratuita:

 – Acompanhe as atuais tendências das pesquisas no Google

A home mostra as principais pesquisas do dia, que podem filtradas por país e categoria. Essas categorias são relacionadas temas chave, como ciência e tecnologia, entretenimento e esportes.

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– Explore o termo de busca ou palavra-chave das pesquisas no Google

Para explorar alguma palavra-chave você precisa ir até a barra de pesquisa onde está escrito ‘Explorar tópicos’,  digitar o termo de sua preferência e apertar enter. Logo, aparecerá o resultado da sua busca, o qual você ainda poderá filtrar por:

  • localização (país);
  • período de tempo (desde 2004, últimos cincos, 90 dias e outros);
  • categorias (Notícias, Esporte, entre outras);
  • tipo de pesquisa (por imagem, notícias, Google Shopping e outras).
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Resultado da pesquisa pelo termo ‘marketing digital’ desde 2004 no Brasil

Perceba como houve um aumento exponencial o interesse pelo termo marketing digital entre janeiro de 2014 e outubro de 2016 no Brasil. A busca ainda poderia ser filtrada pelas 25 categorias existentes, entre elas, Compra, Internet e telecomunicações e Notícias.

O Google Trends ainda mostra os tópicos e consultas relacionadas ao termo de pesquisa.

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Termos relacionados a pesquisa por ‘marketing digital’

– Compare termos buscados das pesquisas no Google

Por último e não menos importante, o Google Trends ainda compara os termos de pesquisa para você. No exemplo abaixo, você pode perceber como o interesse por dois conceitos importantes dentro do marketing digital aumentou.

Nos últimos cinco anos no país, a busca relacionadas por ‘jornada do consumidor’ e ‘funil de conversão’ se encontram em alta, com picos relevantes para o termo ‘funil de conversão’.

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Comparação entre as palavras-chave ‘jornada do consumidor’ e ‘funil de conversão’ das pesquisas no Google

Ter conhecimento de ferramentas úteis e fáceis de manipular pode ajudar muito na planejamento do marketing digital da sua empresa e na geração de leads. Existem outras plataformas que a Google disponibiliza tão funcionais quanto esta.

Aguarde novos posts que irão ajudá-lo a entender a jornada de compra do consumidor.

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