Funil de Conversão: de Visitante à Cliente

Funil de Conversão: de Visitante à Cliente

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A definição de funil de conversão – ou funil de vendas –  se refere ao processo no qual as companhias guiam o cliente até o ato da compra.

TOPO DO FUNIL

Uma pessoa nessa fase está ciente do produto ou serviço oferecido, mas ainda não está pronta para comprar. Indivíduos nesse estágio deveriam primariamente ser apresentados a materiais educacionais.

MEIO DO FUNIL

Uma pessoa chega a essa etapa se ela demonstrou comportamento de comprador. As ofertas para leads do meio do funil ainda são educacionais, porém serão mais orientadas para o produto ou serviço em questão.

FIM DO FUNIL

Essa fase indica que o lead está perto de se tornar um cliente. A oferta para leads de fim do funil são bastante específicas para seu produto ou serviço.

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Para o cliente passar do topo do funil  de conversão para o final é necessário uma série de passos, podendo divergir na quantidade, dependendo de cada modelo de venda.

Um dos modelos mais comuns de funil de conversão é dividido em 5 passos:

  1. Atração
  2. Conversão
  3. Relacionamento e nutrição
  4. Venda
  5. Encantamento e fidelização

Então vamos entender cada uma delas…

 

1.Atração

 

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Neste passo, você está no início do funil de conversão, e suas estratégias devem ser planejadas com o objetivo de atrair o máximo de prospects possíveis, estabelecendo, assim, o primeiro contato.

a) Produza conteúdo interessante e grátis

Os blogs e websites são uma ótima escolha de plataforma para divulgar conteúdos para atrair visitantes e chamar atenção. Desta forma, se você oferecer o melhor conteúdo, será visto como o melhor solucionador de problemas.

Outra boa ideia é o free trial, muitos sites oferecem versões grátis dos seus produtos e só depois começam a cobrar. Isso abre uma janela para o visitante experimentar seu produto/conteúdo.

b) Otimize seu conteúdo.

Produza conteúdo de alta relevância para seu público e siga as estratégias de otimização, começando com a escolha certa da palavra-chave e melhore o SEO (Search Engine Optimization) do seu blog para subir sua página nas pesquisas do Google.

c) Interaja com seu público alvo nas mídias sociais

Ao compartilhar seu conteúdo em diferentes meios de comunicação e redes sociais, você estará aumentando suas chances de vendas, por conta do aumento da visibilidade e de relevância no Google. Além disso, você se aproxima dos seus clientes em potencial.

A integração de bons conteúdos nas mídias sociais, também amplia as oportunidades de seu visitante passar a acompanhar seus conteúdos de forma mais engajada, compartilhando suas postagens e interagindo com elas.

2. Conversão

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Num segundo momento, que é o de converter um simples visitante do seu blog em um lead, você oferecerá conteúdos mais completos como: e-books, whitepapers e webinars. O objetivo dessa ação é fazer com que esse visitante forneça seu e-mail, que é a melhor forma de gerar conversão online. Dando assim, permissão para que você comece um fluxo de comunicação mais profundo com esse lead.

3. Relacionamento e Nutrição

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Depois de captar os dados, você fará a nutrição desse lead, enviando conteúdos personalizados que sejam relacionados com o que ele está buscando, ajudando-o a decidir pela compra o quanto antes. O fluxo de nutrição de leads é feito com a ajuda do e-mail marketing, pois se trata de uma ferramenta de comunicação direta com o seu cliente.

Os e-mails devem conter conteúdos relevantes ao seu leitor para que ele seja conduzido às próximas etapas do funil de vendas.

4. Venda

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O quarto passo é fechar o negócio. Agora, que você está no fim do funil de conversão, e já atraiu os leitores que estão interessados nos atributos que sua empresa, converteu-os em leads e nutriu o relacionamento chegou a hora de planejar o próximo passo para que este lead conclua a compra.

É muito importante criar um conteúdo personalizado para o seu lead, pois assim ele perceberá que se tornou relevante, fator diferencial na disputa com a concorrência. E assim sua empresa se mostrará como a melhor escolha para fechar negócio.

5. Encantamento e Fidelização

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Após a venda você terá que continuar encantando esse cliente que foi convertido para que ocorra a fidelização do cliente com a marca. Por isso, é muito importante ter um bom relacionamento com o cliente.

Envie conteúdos ainda mais personalizados, após a compra, mostrando você entende precisamente suas necessidades.

Também tenha em mente que:

  • Um passo leva a outro: Tudo está conectado, nada no seu processo de venda deve ser isolado. Todas as suas páginas devem guiar o visitante para a venda, de alguma forma
  • Destaque os testemunhos: Todo funil de conversão deve enfatizar o testemunho positivo, daqueles clientes que já compraram e ficaram satisfeitos. Porque?  Porque as pessoas tendem a acreditar mais na palavra de outras pessoas do que no que a empresa diz sobre ela mesma.
  • Aumente sua lista de emails : A maioria dos funis de conversão focam em aumentar sua lista de emails cadastrados. Porque? Porque e-mails são o melhor canal para aumentar a conversão de visitantes em leads, e por fim em clientes. Além disso é uma maneira fácil de manter um contato direto com as pessoas que estão interessadas no seu produto.

Fontes:

https://www.avantare.com.br/blog/taxa-de-conversao-online-como-otimizar-e-ter-melhores-resultados/

http://skyrocketmarketing.com.au/4-steps-building-sales-funnel-converts/

https://www.entrepreneur.com/article/245730

http://www.ringdna.com/inside-sales-glossary/inside-sales-glossaryinside-sales-glossarywhat-is-the-sales-funnel

 

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