Enhanced E-commerce: entenda a nova ferramenta para Google Analytics

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Enhanced E-commerce: entenda a nova ferramenta para Google Analytics

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Uma nova ferramenta de análise de dados para e-commerce foi disponibilizada para o Google Analytics, e promete facilitar a coleta de informações mais precisas sobre clientes nos sites. Feita especialmente para o monitoramento no varejo digital, a Enhanced E-commerce permitirá que os lojistas tenham mais dados sobre o comportamento dos consumidores na web e conversão de vendas.

NOVOS DADOS

Os destaques são os novos relatórios de compras mais detalhados, que também têm recursos de segmentação. Estes relatórios medem a quantidade de produtos que cada visitante vê, adiciona ou remove do carrinho de compra e quantos abandonam ou completam transações – o que é útil para medir o nível de vendas de cada produto. Outra novidade é a capacidade de rastrear as páginas de produtos para ver o quão bem um produto específico está se saindo. Isso permite avaliar a taxa de click-through de cada produto, e que posições funcionam melhor para eles. 

ANÁLISES DE COMPRA

Esta parte possui dois relatórios: Comportamento de Compra e Comportamento de Check-Out. Ambos são baseados em um relatório funil, mas com mais recursos que ajudam a melhorar o seu desempenho. 

  • Comportamento de compra: É baseado num relatório que mostra todas as etapas da compra de cada cliente, e não apenas o check-out. Ao invés de usar um relatório para ver somente quais passos do check-out tiveram problemas, agora é possível ver os dados em um relatório para saber onde estão os pontos críticos de desistência no site. Ainda é possível determinar os diferentes tipos de usuário – novos ou os que estão retornando, móveis ou de desktop, diferentes países etc.

  • Comportamento de check-out: Este é semelhante ao Comportamento de Compra, mas se limita a avaliar os passos que você determina no processo de check-out. É bom para identificar onde os usuários abandonam a sua compra durante a finalização – se são as opções de frete e entrega ou os métodos de pagamento que não estão funcionando como deveriam, por exemplo.

DESEMPENHO DE PRODUTO

Este é um relatório já conhecido, mas agora possui novas métricas que ajudarão a dar uma visão geral de cada produto. Ele permite ver se uma tática está sendo eficiente, se os seus produtos principais estão de fato gerando tráfego interno, ou se existem produtos que são muito bem recebidos e que podem ser comprados, mas você nunca pensou em promovê-los. 

    

A área de desempenho agora também mostra interações como visualizações, produtos acrescentados ao carrinho, remoção de produtos do carrinho, e finalizações de compra de cada produto. Esta ferramenta permitirá identificar produtos que estão sendo adicionados ao carrinho, mas que não são comprados. 

  

DESEMPENHO DE VENDAS

Esta função é equivalente ao Relatório de Transações, que mostra informações sobre as vendas por ordem de ID. Não foi muito alterada, mas agora apresenta uma coluna de restituições, que mesmo que aconteçam em um dia diferente da compra, pode ser anexado ao ID original – ajudando a identificar as vendas que foram tidas como bem-sucedidas, mas acabaram não sendo. 

DESEMPENHO DA LISTA DE PRODUTOS

Outra novidade é o relatório de desempenho das páginas de produtos, e quaisquer outras áreas relacionadas aos produtos e clientes, tais como produtos relacionados, listas de recomendação etc. A partir desse relatório, é possível trabalhar com precisão a disposição dos produtos, como por exemplo: quantos produtos é melhor exibir em cada página da lista e qual o melhor posicionamento dos produtos-chave. Isso mostra quais listas de produtos são mais bem sucedidas, e ajuda a decidir qual estratégia utilizar em atividades de marketing externo, como PPC, bem como analisar a necessidade de investimento em sites de ferramentas de pesquisa.

 

Fonte: “An In-Depth Look at Enhanced Ecommerce Reports in Google Analytics”, Search Engine Watch

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