Quer receber conteúdo sobre Analytics e Otimização?

Receba todos os conteúdos do nosso blog diretamente em seu e-mail
1526478105894f18aecf66bbf272571e67e1653c49

6 dicas para crescer em Inteligência Digital e Analytics

  • 0

Online, tudo pode ser medido. No entanto, o que pode ser feito com tantas informações? Os analistas digitais são essenciais para ajudar as empresas e responder perguntas de alta importância, como:

  • Quem está visitando meu site e o que estão fazendo enquanto estão lá?
  • O que gostaríamos que eles fizessem?
  • Como podemos levá-los a fazer isso?
  • Como podemos fazê-lo com mais frequência?
  • Como podemos movê-los para concluir uma venda ou conversão?

Aparentemente estas perguntas podem parecer simples, mas para obter respostas é preciso ter 3 fatores essenciais: conhecimento, experiência e pesquisa.

Pensando nisso, criamos essas 6 dicas para você que pretende crescer na carreira de Inteligência em Marketing Digital e Analytics.

1- Tenha conhecimento de negócios.

Os principais analistas digitais compreendem o que é importante para outros departamentos, como marketing, finanças e vendas. No mínimo, eles falam a linguagem básica de vendas e marketing online: geração de leads, conversão, receita e resultados finais. Colaborar com outros departamentos é essencial. Os profissionais de marketing trabalham de perto com outras pessoas da organização que sabem tanto sobre análise digital quanto sobre o sistema bancário mesopotâmico. Os melhores analistas digitais sabem como transmitir aos não-analistas como o trabalho deles faz a diferença.

2 – Saiba resolver problemas e reconhecer oportunidades.

Apesar de diversos especialistas em dados utilizarem conhecimento técnico e de negócios para responder à perguntas sobre o que os dados estão revelando, os melhores analistas vão além. Eles reconhecem os problemas de negócios antes mesmo de procurá-los. Um bom analista digital tem forte aptidão para resolver problemas complexos.

3 – Tenha aptidão para números.

Embora não seja essencial ter uma sólida formação matemática, os candidatos precisam ser criteriosos ao analisar, interpretar, aplicar dados e reconhecer fontes novas e importantes. Um bom analista de dados estará familiarizado com muitas fontes de insights quantitativos de marketing, como dados de pesquisa, dados financeiros, dados comportamentais, métricas específicas de sites, dados de mídia social e dados de desempenho de anúncios. O principal objetivo do analista é demonstrar o valor de incorporar todos esses conjuntos de dados no plano de marketing.

4- Adquira conhecimento técnico.

É onde entram os aplicativos de análise digital, tais como: Google Analytics, Adobe Analytics, Webtrends, Power Bi e entre outros. Essas ferramentas permitem ter grandes quantidades de dados em tabelas e gráficos, tornando mais fácil para os profissionais de Marketing entenderem o comportamento de seus públicos-alvo. Além disso, os analistas também precisam ser bons com planilhas, buscadores e rastreamento de conversões.

5- Tenha habilidades de comunicação.

Muitas empresas hoje ainda estão analisando dados da mesma forma que faziam há uma década. Como resultado, os analistas às vezes enfrentam um público cético ao apresentar os resultados aos seus chefes. Os melhores neste campo  vão além: eles podem apresentar cenários respaldados por dados e interpretações que propiciam investimentos adicionais, menos investimento ou  mudanças de estratégias. Um analista que é estrategicamente conhecedor de dados, sabe interpretar e comunicar as principais recomendações de análise aos gerentes de marketing e negócios, é de ouro.

6- Saiba qual o seu ponto forte.

Os analistas digitais muitas vezes seguem para duas carreiras distintas: continuam no lado técnico e se preparam para se tornarem líderes de equipes e gerentes, ou entram na área de marketing e se tornam mais focados no negócio. Na hora de saber para onde ir é preciso um pouco de autoconsciência e talvez alguma orientação de um chefe, colega ou professor.

Por isso, é essencial você saber, mesmo que aos poucos, onde irá direcionar sua carreira. Saber qual caminho seguir é crucial para você ter uma carreira de sucesso.

Para você que quer ter um diferencial e quer aprender Marketing Digital de uma forma inovadora e colaborativa, a Avantare LAB está com inscrições abertas para o curso de “Google Analytics e Gestão de Resultados”  que acontecerá dia 22/05 no HUB, na região portuária do Rio de Janeiro. Acesse, para mais detalhes: https://goo.gl/Ayurgs

avantare