5 ingredientes de um plano de marketing digital de sucesso

1024 667 Lívia Nobre
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Não há dúvidas, o Marketing Digital está no auge! O marketing digital é parte integrante de todas as estratégias principais do profissional da área. Você pode ter executado várias campanhas de marketing para negócios; algumas delas conseguem bons resultados, porém algumas falham com absoluta falta de comprovação de resultados. Então, o que faz um plano de marketing digital bem-sucedido, garantindo ótimos resultados?

Quais são os ingredientes para um Plano de Marketing Digital de sucesso? Esta lista foi elaborada baseada em nossa experiência em mais de 100 projetos de marketing digital realizado para grandes empresas, como OLX, Elsevier, Dufry, Ipiranga, CCAA, Volvo, entre outras. Saiba mais sobre a Avantare.

Para uma melhor compreensão, vamos supor que somos uma agência de viagens chamada “Clube de Aventura”, com foco em viagens de aventura, cujo principal público-alvo são pessoas de 21 a 40 anos e das cidades de Rio e São Paulo.

Definir objetivos e indicadores (KPIs) claros

A primeira e mais importante etapa da criação de um plano é definir exatamente o que você deseja alcançar a partir do digital. Por exemplo, posicionar “Clube de aventura” como a melhor opção para aqueles que buscam  procuram viagem de aventura para o público que definimos como alvo.

Agora que você tem um objetivo, defina seus indicadores-chave ou KPIs. Aproveite e analise seus esforços anteriores de marketing digital, se houver histórico. Estes dados poderão trazer insights importantes.

Exemplo de indicador (não precisam ser muitos, mais sim assertivos):

  • Aumentar as reservas online em x%.

Identifique também quais ferramentas serão utilizadas para medir seus KPIs, por exemplo,  o Google Analytics, para rastrear conversões no site ou aplicativo e o Hootsuite para análises de mídia social.

Nunca esqueça – está tudo integrado!

Muitos de nós cometemos este erro de não manter a comunicação digital e offline em sincronia. Por exemplo, Você lança uma campanha de e-mail nos moldes de “Promoção – 20% de desconto em todos os pacotes”. E quando as pessoas acessam suas mídias sociais, seus recursos ainda não estão atualizados. É um plano de comunicação falho.

Sempre crie seu plano de maneira que ele tenha comunicação semelhante em todas as plataformas. Dessa forma, seu público pode conectar os pontos. Seu plano de marketing digital deve ser alinhado ao seu plano geral de marketing.

Mantenha seu conteúdo relevante na Jornada do Cliente

Manter o seu conteúdo relevante para o seu público-alvo é uma obrigação. Fale a língua deles e atenda às necessidades emocionais da sua marca. Aprofunde-se nas informações do público-alvo: idade, sexo e local. Entenda o posicionamento de sua marca e o que seu público  quer e deseja. Por exemplo, no caso da agência de viagens, a comunicação tem que ser casual, despreocupada e inspirar os clientes a viajarem mais.

Devemos lembrar que nem todos os clientes estarão prontos para adquirir os serviços de viagem logo de cara. É interessante dividir a comunicação por públicos, por exemplo, aqueles que estão aptos a adquirir a reserva, aqueles estão comparando o serviço com a concorrência e aqueles que estão interessados em saber mais sobre viagens de aventura ou conhecer a sua empresa. É preciso identificar a jornada do cliente e possíveis pontos de contato, plataformas e veículos que poderão ser usados para atingir esses públicos.

Identifique também possíveis parceiros e influenciadores para criar novos valores e ampliar sua relação com seu público-alvo. Por exemplo, influenciadores podem desempenhar um papel importante em ampliar o alcance e aumentar a notoriedade da marca.

Invista em soluções relevantes para você

Muitos de nós ficam muito ambiciosos enquanto trabalhamos nessa parte e acabam gastando dinheiro em coisas irrelevantes para os objetivos que se quer alcançar. É importante definir seu orçamento e o KPI específico de cada canal. Aprenda com suas campanhas anteriores. Não é necessariamente importante investir em todas as plataformas. Para a Clube da Aventura, por exemplo, blogs e Instagram podem ser as plataformas mais relevantes.

 

Tenha um bom plano e uma excelente execução – ciclos de dados, hipóteses e ação

Por último, um aspecto muito importante, não deixe seu plano ser gravado em pedra. Continue analisando e decida o que está funcionando e o que não está. Pode haver a possibilidade de que você tenha pensado que algo obteria uma quantidade x de alcance e o desempenho ficou muito abaixo de suas expectativas.

Utilize seus dados para ter clareza dos fatos, formule hipóteses e faça testes. Tente analisar o que não funcionou para você e improvise. Foi o criativo (texto e foto)? Ou a opção do algoritmo escolhida na compra de mídia? É Importante envolver as pessoas que participaram destas iniciativas e discutir possíveis ações em grupo. Lembre-se: o resultado somente virá após uma ação.

Você pode auxiliar sua empresa a atingir os resultados que necessita e também alavancar sua carreira posicionando-se como um profissional de visão estratégica voltada a resultados, aproximando-se dos executivos e gestores da área.

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Você terá uma compreensão clara dos objetivos de uma empresa para criar iniciativas online verdadeiramente eficazes. Aprenderá como utilizar técnicas já testadas em diversos clientes, desde a identificação dos objetivos e indicadores (KPIs)do público-alvo, até a escolha apropriada dos canais online para performance.

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