5 habilidades que você precisa desenvolver para ser um bom analista de marketing digital

5 habilidades que você precisa desenvolver para ser um bom analista de marketing digital

1024 683 Lívia Nobre
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Apesar de toda a cultura colaborativa e a facilidade de encontrar fontes de informação e aprendizado na web, sinto lhe informar, mas nem todo mundo pode se tornar um bom analista de marketing digital. Os melhores analistas de marketing digital têm uma mistura única de habilidades e talentos que muitas vezes são difíceis de encontrar em apenas uma pessoa. Algumas dessas habilidades são inatas, ou você nasce com elas ou tem a propensão para desenvolvê-las. Mas antes de ficar chateado por não ter algumas habilidades naturais, saiba que há maneiras de aprender e desenvolver essas capacidades através de experiência prática.

Existem 4 categorias de conhecimento principais comuns aos bons profissionais de marketing digital e vamos nos aprofundar em cada uma delas a seguir:

  • Visão de Negócios
  • Habilidade analítica
  • Bom relacionamento interpessoal
  • Gostar do digital
  • Fator H

Visão de negócios

Para que suas percepções sejam acionáveis, um analista de marketing digital precisa ter uma visão de negócios nítida. Todas as ações e análises devem partir do contexto e realidade do negócio.

Habilidades Analíticas

Um requisito óbvio para esse trabalho é ter uma mente analítica, sedenta por insights de negócios e oportunidades. Geralmente, Analistas de Marketing Digital são “de humanas”, mas precisam se sentir confortáveis com números, métricas e análises lógicas.


Bom relacionamento interpessoal

Em qualquer campo de atuação, é essencial ter boa comunicação e relacionamento interpessoal. Sem essa habilidade, os analistas de web não vão muito longe. Muitas vezes, esses profissionais precisam fazer a interface entre diferentes partes do negócio como equipe técnica, cliente e agências, por exemplo.

Gostar do digital

O conhecimento e expertise do assunto é outro fator crítico de sucesso para ser um bom analista de marketing digital. Se você quer se destacar precisa conhecer tudo relacionado ao universo digital e estar constantemente atualizado sobre as novas tendências do setor.

Você precisa estar, pelo menos, familiarizado com algumas áreas principais como marketing online, SEO, Mídias Sociais, modelos de negócios online, KPIs estratégicos ao seu modelo de negócio, Web Design, tecnologia e tendências digitais.

Fator H

O fator H, nada mais é que uma espécie de vocação para ser um herói da ação. Estes heróis possuem qualidades nas 5 categorias principais e ainda conseguem ter características adicionais que os diferenciam dos outros analistas de marketing digital. Os atributos de herói são combustíveis para resultados incríveis, quando combinados com os talentos e habilidades mostrados acima. Estes atributos são: paixão, inspiração, proatividade, curiosidade, autoconfiança e criatividade. Além disso, esses analistas de marketing digital  usam abordagens inovadoras para identificar soluções interessantes.



Nenhum analista é perfeito

Seja inspirado, não desanimado: nenhum analista atende a todos esses critérios perfeitamente. Até os heróis de ação precisam melhorar alguns pontos. Você pode precisar trabalhar para adicionar ou fortalecer atributos, mas agora você tem uma lista de habilidades para te inspirar a ser um profissional melhor e completar suas habilidades.

Se você é um gerente, saiba que a contratação de um analista experiente e de um herói da ação pode ser difícil e caro. Você pode, no entanto, contratar alguém que possui os talentos brutos essenciais de um futuro herói de ação. Se você é um analista de marketing digital, fica a reflexão sobre quais atributos melhorar para tornar-se um profissional reconhecido.

Se você tem interesse em se capacitar para o mercado de marketing digital, que está em constante mudança, te convidamos a conhecer nossa iniciativa de educação, o Avatare LAB, onde compartilhamos nosso conhecimento em cursos de marketing digital orientado por dados. Reunimos nossa experiência em projetos para grandes marcas para ajudar as pessoas a terem melhores resultados em seus próprios projetos. Com método colaborativo e estudo com casos reais, você vai sair mais confiante em suas estratégias e ações em marketing digital.

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