O Google Tag Manager oferece a capacidade de criar e atualizar tags com velocidade e qualidade. É uma ferramenta onde você coloca apenas um código no site (uma Tag única do próprio Google) e, a partir daí, instala vários serviços sem precisar mais alterar o código. Essa ferramenta traz mais flexibilidade e simplifica a vida dos profissionais de marketing, fazendo com que não seja necessário envolver webmasters – assim eles podem se concentrar em outras tarefas importantes. Além disso, o GTM também melhora a performance do seu site, já que acaba com uma grande quantidade de código que poderia dificultar o seu funcionamento.

Tags são trechos de código que são adicionados a um site para coletar informações e enviá-las a terceiros. Você pode usar tags para todos os tipos de finalidades, incluindo rastreamento de rolagem, monitoramento de envios de formulários, realização de pesquisas, geração de mapas de calor, remarketing ou acompanhamento de como as pessoas chegam ao seu site. Eles também são usados ??para monitorar eventos específicos, como downloads de arquivos, cliques em determinados links ou itens removidos de um carrinho de compras.

Os sites geralmente usam várias tags diferentes e a quantidade de código necessária para criá-las pode ser bastante impressionante, especialmente se você estiver tentando adicionar ou editar tags acessando diretamente o código-fonte do site. O Gerenciador de tags do Google é uma ferramenta com uma interface amigável e baseada na Web que simplifica o processo de trabalho com tags. Com o GTM, você pode adicionar, editar e desativar tags sem precisar tocar no código-fonte.

Embora esse seja um produto do Google, não se limita apenas a trabalhar com tags para outros serviços do Google, como o AdWords ou o Analytics. Você pode usá-lo para gerenciar várias tags de terceiros, incluindo Twitter, Bing Ads, Crazy Egg e Hotjar, apenas para citar alguns. Se houver outra tag que não tenha um modelo no GTM, você poderá adicionar seu próprio código personalizado. 

Os prós e contras do Google Tag Manager

Diminui a dependência de desenvolvedores da Web


De longe, o maior benefício para o Gerenciador de tags do Google é que facilita para os profissionais de marketing implementar tags sem precisar contar com os desenvolvedores da Web para fazer isso por eles. Os desenvolvedores geralmente estão ocupados com outros projetos de alta prioridade; portanto, a marcação geralmente acaba em segundo plano. Mas como o Gerenciador de tags do Google ajuda você a evitar tocar no código-fonte, os profissionais de marketing podem adicionar e fazer alterações rapidamente nas tags por conta própria. Essa é uma grande vantagem se, por exemplo, você precisar usar apenas uma tag para coletar dados por um período muito breve. Sem o GTM, há uma boa chance de levar mais tempo para a tag ser adicionada do que realmente seria.

Ainda requer alguma implementação técnica


Embora o GTM ajude a reduzir a dependência de desenvolvedores, não o elimina completamente. Você ainda precisará de alguém para adicionar o código do container a cada página do seu site. E embora o GTM tenha muitos modelos de tags para escolher, os quais são fáceis o suficiente para um não desenvolvedor trabalhar, as tags personalizadas mais complexas provavelmente exigirão a ajuda de alguém que realmente entenda a codificação. Se você possui tags existentes que foram adicionadas manualmente ao código-fonte do seu site, elas precisam ser removidas primeiro para que você não termine com dados duplicados.

A maioria das empresas pode se beneficiar do uso


Empresas de qualquer tamanho podem se beneficiar potencialmente do GTM. Como ele facilita muito a edição de tags sem um desenvolvedor, é ótimo para empresas menores que podem ter acesso limitado ao suporte técnico. E como os sites para empresas de nível empresarial podem facilmente usar dezenas de tags, o GTM facilita o gerenciamento de todas e melhora a velocidade do site, ajudando-os a carregar com mais eficiência.

Pode ser usado também para sites AMP e aplicativos móveis


Você não se limita apenas a usar o GTM em sites padrão. Ele também pode ser usado para gerenciar tags para sites AMP e aplicativos móveis. No caso de aplicativos para dispositivos móveis, o GTM pode ser uma grande ajuda, pois permite adicionar e editar suas tags sem a necessidade de emitir uma versão atualizada do aplicativo, que os usuários podem não ser rápidos para baixar. Em alguns aspectos, o uso do GTM para sites AMP ou aplicativos para dispositivos móveis é bastante semelhante ao uso em sites regulares, mas eles têm suas diferenças. Neste guia, vamos nos concentrar no uso do GTM para a web.

Componentes de tags e Google Tag Manager

Na superfície, tags e gerenciadores de tags são bem diretos. Porém, antes de começar a trabalhar com eles, existem alguns conceitos principais que você precisa conhecer.

Containers

Quando você começa a trabalhar com o GTM, a primeira coisa que você precisa fazer é criar um container. Um container basicamente “mantém” todas as tags do seu site.

Depois de criar um novo container, o GTM fornece um código para adicionar ao seu site. Este é o código do seu container e precisará ser adicionado ao código-fonte para que seja exibido em cada página do seu site. Alguns CMSes, como o WordPress, possuem plug-ins para ajudar a adicionar o código do container para você, mas pode ser necessário entrar em contato com o desenvolvedor da Web para adicioná-lo. Depois de fazer isso, você poderá adicionar, editar, desativar ou remover suas tags conforme necessário no GTM.

Triggers

Cada tag em um site precisa servir a uma finalidade específica. Talvez você queira que uma tag envie informações quando alguém baixa um arquivo, quando um link de saída é clicado ou quando um formulário é enviado. Esses tipos de eventos são conhecidos como triggers e todas as tags precisam ter pelo menos um trigger atribuído a ele; caso contrário, não fará nada.

Os triggers podem ser divididos em dois componentes principais: eventos e filtros. Quando você configura um trigger no GTM, recebe uma longa lista de tipos de trigger para escolher. Estes são os seus eventos. Depois de escolher um evento, você poderá configurar seu filtro.

Os filtros podem ser divididos em três partes: variáveis, operadores e valores. Falaremos mais sobre variáveis ??em apenas um minuto, mas, neste caso, refere-se ao tipo de variável envolvida. O operador informa à tag se um evento precisa ser igual (ou se deve ser maior ou menor que um determinado valor, conter um determinado valor etc.) E, claro, o valor é a condição que precisa ser atendida. Embora a palavra “valor” seja normalmente usada em referência a números e preços, lembre-se de que, nesse caso, ela não precisa necessariamente ser um valor numérico. Em muitos casos, seu valor será algo como um URL ou uma palavra-chave.

Por exemplo, digamos que eu queria ver quantas pessoas estavam lendo o conteúdo do blog em meu site em profundidade. Eu poderia criar uma tag com um trigger de evento Profundidade de rolagem que deve disparar quando a profundidade de rolagem vertical atingir 75%. Se eu quisesse que isso fosse acionado em todas as páginas do meu site, deixaria a opção “Todas as páginas” selecionada na caixa de configuração do acionador e não precisaria criar mais filtros. Mas como estou focando no conteúdo do blog, escolho “Algumas páginas” e cria o filtro “URL da página” “Contém” “fakewebsitename.com/blog”.

Também pode haver algumas circunstâncias em que você não deseja que uma tag seja acionada. Nesse caso, você pode criar um trigger de bloqueio para impedir o disparo nessas ocasiões. O GTM prioriza os triggers de bloqueio sobre outros tipos de triggers. Portanto, se você tiver um trigger de bloqueio que contradiga uma condição definida por outro trigger, o Gerenciador de tags do Google seguirá o que é especificado pelo trigger de bloqueio. Por exemplo, se você tiver uma tag configurada para disparar em todas as suas páginas, mas há algumas páginas que gostaria de excluir, basta usar um trigger de bloqueio para impedir que seja acionado nessas poucas páginas .

Variáveis e constantes

Enquanto as tags dependem de triggers, os triggers dependem de variáveis. As variáveis ??contêm o valor que um trigger precisa avaliar para saber se deve ou não ser acionado. O tag compara o valor da variável com o valor definido no acionador e, se a variável atender às condições do acionador, o tag será acionado.

As tags também usam variáveis ??para coletar informações que podem ser passadas para a camada de dados à medida que o usuário interage com o site. Um exemplo comum disso seria se uma tag fosse acionada quando uma pessoa adicionasse uma certa quantidade de produtos ao carrinho de compras.

As variáveis ??geralmente podem ser reutilizadas entre as tags. Uma das dicas mais populares para o uso do GTM é criar variáveis ??constantes com os números de ID ou códigos de rastreamento que você precisará usar mais de uma vez. Por exemplo, se você precisar usar seu número de ID de propriedade do Google Analytics em várias tags, poderá criar uma variável de cadeia constante com o valor como seu número de ID. Dessa forma, em vez de procurar repetidamente e digitar seu número de ID, você pode simplesmente selecionar o nome da variável.

Ao usar o GTM, você trabalhará com dois tipos diferentes de variáveis: variáveis ??internas e variáveis ??definidas pelo usuário. As variáveis ??incorporadas são alguns dos tipos de variáveis ??mais comumente usados; portanto, o Google seguiu em frente e facilitou o acesso no GTM.

Depois de selecionar uma variável interna, você poderá definir as configurações da maneira que desejar. Observe que essas são apenas algumas das variáveis internas para contêineres da Web regulares. Você pode encontrar mais variáveis embutidas clicando no botão “Configurar”. Se você estiver usando o GTM para sites AMP ou aplicativos para dispositivos móveis, poderá ver diferentes opções para escolher.

Se você precisar de outro tipo de variável que não seja incluída como variável interna, poderá criar uma variável definida pelo usuário. Quando você adiciona uma variável definida pelo usuário, você recebe uma lista de tipos de variáveis para escolher. Para obter mais informações sobre cada tipo de variável, o Simo Ahava possui um guia muito útil para diferentes tipos de variáveis.

É possível criar variáveis no painel do GTM clicando na opção “Variável” no menu do lado esquerdo. Você também pode criá-los enquanto cria uma tag clicando no botão ao lado do campo que se parece com um bloco de Lego com um sinal de adição.

Data layers

As tags precisam de informações para saber se devem ou não disparar, mas como (ou onde) elas obtêm essas informações? Uma maneira de encontrá-lo é verificando a estrutura HTML da página, mas essa não é realmente uma solução ideal. Quando as tags precisam pesquisar no HTML para encontrar o que estão procurando, pode levar mais tempo para serem disparadas. E se a estrutura HTML do site mudar ao longo do tempo, as tags poderão quebrar. Além disso, existem certos tipos de informações que uma tag pode precisar que não serão encontradas no HTML de uma página, como o total de transações.

Uma camada de dados é um objeto JavaScript que mantém as tags de informações separadas do restante do código do seu site. Como as tags não precisam gastar tempo pesquisando no HTML para encontrar as informações necessárias, essa é outra maneira de o GTM ajudar a melhorar a velocidade do site. Em vez disso, tudo o que eles procuram pode ser encontrado em um só lugar e fica disponível quando a página é carregada.

Tecnicamente, as camadas de dados são opcionais. Você não precisa definir um por conta própria; O GTM pode iniciar um para você. Mas se você quiser usar o GTM para rastrear eventos específicos, precisará de uma camada de dados.

Para começar, um novo objeto da camada de dados terá a seguinte aparência:

Ao adicionar uma camada de dados, o objeto precisa ser colocado antes do código do container GTM. Se o objeto da camada de dados for colocado após o código do container, o GTM não poderá acessar as informações nele e a camada de dados será redefinida basicamente após o carregamento.

Depois que o objeto da camada de dados é adicionado ao código de uma página, os colchetes na segunda linha podem ser preenchidos com informações, variáveis e eventos. Alguns tipos de informações podem ser gravados diretamente na camada de dados, mas outros tipos de informações podem ser inseridos dinamicamente na camada de dados à medida que o usuário interage com o site, como se alguém baixasse um arquivo ou adicionasse uma certa quantidade de produtos ao carrinho de compras.

Trabalhando com Google Tag Manager


Criando contas e containers no tag manager


Para começar, acesse tagmanager.google.com e crie uma conta. Em “Conta de instalação”, digite o nome da empresa cujo site está sendo gerenciado e clique em “Continuar”.

Em seguida, você configurará seu container. Digite seu nome de domínio como o nome do container, escolha em que tipo de página ou aplicativo ele será usado e clique em “Criar”. Se você escolher iOS ou Android, também precisará especificar se está usando o Firebase SDK ou um SDK herdado.

Observe que eu disse especificamente para usar o nome da empresa como o nome da conta e o domínio do site para o nome do container. Em teoria, você pode nomear esses itens como quiser. É assim que o Google recomenda nomeá-los como uma prática recomendada. De um modo geral, uma das melhores coisas que você pode fazer ao trabalhar com o GTM é garantir que tudo seja nomeado com muita clareza. Caso contrário, é muito fácil cometer erros.

Várias contas GTM podem ser gerenciadas em uma única conta GTM, mas o Google recomenda a criação de um container por domínio. Você não precisa criar containers separados para cada tag individual ou para cada página individual de um site; todas as tags podem ser colocadas em um container.

Para a maioria das empresas e organizações, basta um container. Porém, no caso de uma empresa que possui subsidiárias ou possui negócios separados, o site de cada subsidiária / negócio deve ter seu próprio container e todos os containers podem ser gerenciados a partir de uma conta principal do GTM. Se um site tiver um subdomínio tratado separadamente do domínio principal, o subdomínio também deverá receber seu próprio container.

Quando uma agência de marketing está gerenciando tags em nome de uma empresa, o Google recomenda que a empresa crie sua própria conta GTM e adicione a conta do Google da agência como usuário. Dessa forma, a agência pode acessar o GTM, mas é fácil para a empresa revogar o acesso caso eles decidam mudar de agência.

Depois de criar seu container, aceite os termos de serviço do GTM e você receberá seu código de container.

Depois de adicionar o código do container, você poderá começar a criar tags. Mas, antes de começar, é recomendável dedicar algum tempo para descobrir exatamente quais tags você deseja adicionar. Mesmo que não haja limites para a quantidade de tags que você pode colocar em um container, para obter o melhor desempenho, o Google recomenda manter a quantidade de tags que você usa no mínimo. Se você estiver migrando suas tags para o GTM de outro gerenciador de tags ou trocando as tags codificadas no código-fonte, é um bom momento para revisar as tags atualmente em seu site. Em muitos casos, os sites têm tags associadas a serviços que não estão mais em uso ou que foram usadas para rastrear coisas que não estão mais sendo monitoradas. Portanto, é uma boa oportunidade para “limpar a casa”, por assim dizer.

Criando uma tag

Ao criar ou selecionar um container, a primeira coisa que você verá é o painel do GTM. Eventualmente, falaremos sobre quase tudo o que você vê aqui, mas vamos começar criando uma tag. Clique em “Adicionar uma nova tag” para abrir uma janela onde você poderá nomear e configurar sua tag.

Antes de prosseguirmos no processo de criação de tags, lembre-se de nomear suas tags com muita clareza. Como os sites costumam usar várias tags diferentes, você não quer que haja nenhuma confusão sobre qual tag faz o quê. A convenção de nomeação de tags recomendada do Google é: Tipo de tag – Detalhe – Local. Por exemplo, uma tag do Google Analytics que rastreia envios de formulários em uma página Entre em contato seria denominada “GA – Envio de formulário – Entre em contato”. Incluir a localização de uma tag em seu nome é uma boa ideia, pois ajuda a distingui-la de tags semelhantes em outras páginas. Portanto, se eu tivesse outras tags de envio de formulários do GA no meu site, especificar que esta está na página Fale conosco ajudaria a evitar a edição incorreta da incorreta.

Colocar o tipo de tag no início de um nome de tag também ajuda a manter suas tags organizadas. O GTM lista as tags em ordem alfabética. Portanto, se você estiver criando várias tags para o mesmo serviço ou ferramenta, todas essas tags serão agrupadas e fáceis de encontrar.

Agora, de volta à criação de uma tag. Quando você clica em “Adicionar uma nova tag” no painel, esta é a janela que você verá. Escolha “Configuração de tags” e você receberá uma longa lista de modelos de tags, que inclui muitos dos tipos de tags mais usados. Se você procura algum desses itens, clique nele e insira as informações solicitadas. Se você não vir o tipo de tag que deseja criar listado, escolha “HTML personalizado” para adicionar seu próprio código.

Como as informações exatas que você precisa fornecer variam de acordo com o tipo de tag em que você está trabalhando, não posso explicar como criar cada tipo de tag. Mas, como exemplo, digamos que eu queira notificar o Google Analytics sempre que alguém visualizar minha página de preços. Depois de escolher o Universal Analytics, é isso que eu vejo:

Tudo o que eu precisaria fazer seria escolher “Visualização da página” no menu suspenso “Tipo de trilha” e inserir a variável com as informações da minha conta do Google Analytics. Se não tivesse criado essa variável antecipadamente, poderia fazer uma agora clicando no menu suspenso em “Configurações do Google Analytics” e escolhendo “Nova variável”.

Se eu quisesse fazer alterações na sequência de disparo da tag ou criar uma programação de disparo, poderia fazer isso clicando na opção “Configurações avançadas”. Clique fora da janela de configuração de tags para retornar à tela anterior.

Em seguida, você precisará criar pelo menos um trigger. Clique na caixa “Triggering” abaixo de “Tag Configuration” para começar. Se você não tiver um trigger criado anteriormente para escolher na lista exibida, clique no sinal de + no canto superior direito da janela. Isso abrirá uma nova janela onde você será solicitado a nomear seu novo trigger. Faça isso e clique na caixa “Configuração de tags” para ver uma lista dos tipos de triggers. No meu caso, eu escolheria “Visualização da página”.

Como quero que minha tag seja acionada apenas em uma página, escolho “Algumas visualizações de página” e crie um filtro especificando que o URL da página precisa ser igual ao URL da minha página de preços. Se eu tivesse outro filtro para adicionar, poderia clicar no botão de adição (+) ao lado do filtro para configurá-lo. Se eu tivesse criado vários filtros para essa tag e mais tarde decidisse me livrar de um deles, basta pressionar o botão subtrair (-) ao lado do filtro em questão. Quando terminar, clique fora da janela para sair.

Depois de configurada sua tag e trigger, salve-a e você poderá continuar trabalhando criando mais tags ou poderá visualizá-la e verificar se está funcionando corretamente antes de publicá-la.

Visualização, depuração e publicação de tags no Google Tag Manager

O modo “Visualização e depuração” do GTM permite testar tags antes da publicação, para garantir que tudo esteja funcionando corretamente e para que você não tenha erros ao exibir seus dados.

Para inserir “Visualizar e depurar”, clique no botão “Visualizar” no canto superior direito do painel do GTM e você verá um banner laranja informando que agora está no modo “Visualizar”. Em seguida, abra o site que você está etiquetando. Se você já possui o site aberto em outra guia, atualize a página e você verá um painel “Debug” na parte inferior da tela. (Não se preocupe, os visitantes do seu site não poderão vê-lo.)

O painel “Debug” mostra todos os tipos de informações detalhadas sobre suas tags, triggers e camada de dados. No lado esquerdo do painel, há um resumo da linha do tempo do evento, que descreve todos os eventos que ocorrem na camada de dados. No mínimo, você deve ver pelo menos três eventos listados aqui: Exibição de Página, Pronto para DOM e Janela Carregada. Não há problema em ver mais de três eventos, mas se algum desses três estiver faltando, há um problema que precisa ser corrigido.

Ao clicar em qualquer um dos eventos da sua linha do tempo, você verá todas as tags definidas para disparar quando esse evento ocorrer. Clique em qualquer uma das tags para ver informações mais detalhadas sobre seus triggers, propriedades e se existem triggers de bloqueio associados a ele.

Ao trabalhar no modo “Visualizar e depurar”, você é o único que pode ver as informações sobre suas tags. Mas digamos que você esteja trabalhando como parte de uma equipe em um projeto de identificação e encontre um problema que deseja chamar a atenção de outra pessoa. Existe uma maneira de fazer isso. Volte para o painel do GTM e observe a faixa laranja. À direita, há um botão “Compartilhar visualização”. Clique nele e você abrirá uma caixa onde é possível inserir o URL da página em questão. Isso irá gerar um link de visualização que você pode usar para enviar para outra pessoa.

Se você está com dificuldades para fazer com que a “Visualização e depuração” funcione corretamente, o Analytics Mania oferece um ótimo guia para resolver alguns dos motivos mais comuns pelos quais isso acontece.

Mesmo após a publicação de uma tag, o Google ainda facilita o retorno e a verificação para garantir que não haja problemas. O Assistente de tags do Google é uma extensão gratuita do Chrome e, uma vez instalado, você pode visitar qualquer página do site e informar se suas tags estão sendo disparadas corretamente ou se existem melhorias que possam ser feitas. O GTA usa um sistema de três cores para indicar suas descobertas: verde, azul e vermelho. Verde significa que todas as suas tags estão funcionando, azul significa que o GTA tem sugestões de como uma tag pode ser melhorada e vermelho significa que não está funcionando.

Quando parecer que todas as suas tags estão sendo disparadas corretamente, você poderá publicá-las. No painel do GTM, clique no botão “Enviar” no canto superior direito e você será solicitado a revisar suas alterações. Se tudo estiver correto, insira um nome e uma descrição para sua nova versão do container e publique-a.

Quando você publica alterações no GTM, ele cria uma nova versão do seu container. Se houver algum problema e você precisar reverter para uma versão anterior do seu container, basta clicar no botão “Versões” na parte superior do painel do GTM, escolha a versão para a qual deseja reverter. Clique em “Ação” e “Publicar”.

Se você estiver migrando suas tags de outro gerenciador de tags ou de tags codificadas no seu site, o Google recomenda configurar todas as suas tags no GTM, remover as tags antigas de uma só vez e publicar o container GTM com as novas tags como o mais rápido possível. Você pode ter uma lacuna muito pequena na sua coleta de dados, mas não haverá mais problemas após a publicação das novas tags.

Áreas de trabalho, alterações na área de trabalho e histórico de atividades

Se você tem várias pessoas trabalhando em um projeto de marcação ao mesmo tempo, os espaços de trabalho podem ajudar a tornar a vida um pouco mais fácil. Mesmo se você não estiver colaborando com outras pessoas, às vezes a opção de criar espaços de trabalho separados ainda pode ser muito útil.

Nas versões mais antigas do GTM, todas as edições tinham que ser feitas em um rascunho de container comum. Se uma pessoa ou equipe terminasse de adicionar tags antes de outra pessoa / equipe, elas não poderiam publicar suas novas tags sem também publicar as tags em andamento da outra equipe. Porém, com os espaços de trabalho, vários usuários podem trabalhar na marcação ao mesmo tempo, sem interferir no trabalho um do outro.

Cada espaço de trabalho usa a versão atual do container publicado como base, mas as tags em cada área de trabalho podem ser editadas, visualizadas, depuradas e até publicadas independentemente das tags em outras áreas de trabalho. Se você estiver trabalhando com a versão gratuita do GTM, poderá ter até três áreas de trabalho diferentes, uma área de trabalho padrão e outras duas, mas se usar o Google Tag Manager 360, poderá criar uma quantidade ilimitada de áreas de trabalho.

Quando um espaço de trabalho é publicado, ele cria uma nova versão do container. Se houver outros espaços de trabalho com alterações não publicadas salvas, os usuários que trabalham nesses espaços receberão um aviso informando que precisam atualizar o espaço de trabalho. A atualização do espaço de trabalho sincroniza as alterações no container no respectivo espaço de trabalho. Embora não seja necessário fazê-lo para continuar trabalhando, geralmente é melhor ficar atualizado sobre as atualizações, para que você não esteja trabalhando com uma versão desatualizada do container.

Após sincronizar as alterações em um espaço de trabalho, você será notificado se houver algum conflito que precise ser resolvido. Se houver algum conflito, você será solicitado a analisá-lo e ignorá-lo ou copiar a alteração. Quando você copia a alteração, o campo em questão no seu espaço de trabalho será substituído pelas informações da versão mais recente do container.

Se necessário, você pode definir permissões de usuário nos espaços de trabalho para impedir que eles façam alterações indesejadas. Por exemplo, se você tiver um desenvolvedor trabalhando em algumas tags personalizadas realmente complicadas, ele poderá criar um espaço de trabalho separado para trabalhar e limitar as permissões do usuário, para que somente eles possam fazer alterações. Dessa forma, os profissionais de marketing poderão fazer alterações sem acidentalmente fazer alterações nas tags personalizadas.

Outra grande coisa sobre o GTM, especialmente se você tem mais de uma pessoa trabalhando em etiquetagem, é que permite ver quais alterações foram feitas, quando foram feitas e quem as fez. No painel, você verá uma seção Alterações na área de trabalho, que descreve algumas das alterações mais recentes feitas em tags e gatilhos. Se algum erro foi cometido, você pode usar a opção “Abandonar mudança” para excluir essas alterações. Abaixo das alterações na área de trabalho, há o histórico de atividades, que mostra todas as atividades em uma conta GTM.

Recursos adicionais

O Gerenciador de tags do Google tem muito a oferecer, mas aprender a usá-lo em profundidade pode ser bastante impressionante. Este guia ajudou a apresentar a ferramenta, mas ainda há muito a aprender se você deseja usar o GTM em todo o seu potencial. Obviamente, o Google também possui muitas informações úteis. Mesmo se você não for um desenvolvedor, vale a pena dar uma olhada no Guia do Gerenciador de tags do Google, pois faz um ótimo trabalho em explicar alguns dos conceitos relacionados ao GTM e possui muitas informações boas sobre como usá-lo. Com todos esses recursos, você deve ter todas as informações necessárias para aproveitar ao máximo o GTM.

Se você ainda precisa que alguém o convença de por que o GTM é uma ótima opção, aqui vão 8 razões para você começar a usar o gerenciador de tags do Google agora!

1 – A melhor escolha a longo prazo

Atualizar para o Universal Analytics pode ser incômodo se você precisa fazer várias mudanças de código, de página, etc. Ao invés disso, use o gerenciador de Tags do Google para fazer a mudança gradual para Universal Analytics, testando ao longo do tempo. Implementar o GTM vai demandar o mesmo trabalho que você teria para atualizar para o Universal, mas o Tag Manager terá futuros upgrades bem mais simples, uma vez que as mudanças podem ser feitas através do GTM e não através de cada página do seu site.

tag

2 – Velocidade

Mudanças e novas Tags podem ser colocadas em prática rapidamente e não requerem alterações de código para o site. Isso é ótimo para os profissionais de marketing, porque eles podem acelerar o tempo de lançamento testando cada mudança sozinhos, alterando e implantando quando tudo estiver pronto – e sem precisar envolver um desenvolvedor.

3 – Flexibilidade

O Google Tag Manager é ótimo para os profissionais de marketing porque eles não precisam envolver um desenvolvedor para mudar uma simples Tag.  Isso libera tempo para os desenvolvedores se concentrarem em grandes projetos. Por outro lado, desenvolvedores e equipes de TI vão adorar o GTM para os recursos mais robustos (que vamos listar abaixo), além da personalização.

4 – Opções de depuração

É essencial se certificar que as suas Tags funcionam antes de publicá-las no site. O GTM permite testar pessoalmente e depurar cada atualização no seu browser antes de colocá-la no ar.

5 – Controle de versões

Cada vez que você publicar uma mudança, o GTM cria uma nova versão, que ficará arquivada. Se você precisar reverter para uma versão pré-existente, você poderá fazê-lo facilmente. Esta também é uma ótima maneira de manter as Tags organizadas e evitar problemas.

6 – Permissões de usuário

O Google Tag Manager permite definir permissões para usuários individuais que incluem ver, editar e publicar. Você pode controlar internamente quem pode fazer atualizações no site e permitir que um fornecedor (como a Avantare) ajude na criação de Tags, Macros e Regras para ajudar com o Google Analytics e em publicidade.

7 – Built-in Tags

O GTM incluiu Tags para a versão clássica e o Universal Analytics, para conversões do AdWords, para remarketing, e outras plataformas de anúncios. Isso é extremamente útil para profissionais que estão começando a usar o GTM e não têm experiência de codificação. Isso permite personalizar as Tags com apenas algumas informações, sem a complicação de implementação de código.

8 – Acompanhamento de eventos

O GTM acaba com a complicação de marcar manualmente cada link que você quer acompanhar com atributos individuais onclick para enviar eventos para GA. Em vez disso, você pode direcionar links ou botões de atributos que já estão no link ou usar uma nomenclatura padronizada (como atributos dos dados).

Precisa de uma ajuda com o analytics de sua empresa?

Desenvolva ações de marketing por dados em sua empresa e tenha clareza das informações importantes para o seu negócio, melhorando a eficiência de suas iniciativas, com aumento no retorno do investimento. Conheça nossos serviços de analytics. Entre em contato para conversarmos.

Esse post foi publicado em junho de 2021

Tag: , , , , ,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*

*

Conteúdos Relacionados

Google Marketing Platform Certified
Google Analytics Google ADS Google Tag Manager Google Optimize Google Data Studio Firebase

A Avantare é parceira oficial da Google em Analytics há mais de 10 anos, com todas as certificações para gerar resultados. Somos uma empresa certificada desde 2012 em todos os produtos Google Marketing Platform.

Precisa de ajuda ou quer saber mais? Entre em contato conosco e siga nossas redes sociais.

contato@avantare.com.br
+55 (21) 4141-3315
+55 (21) 4141-3312

Olá! Preencha os campos abaixo
para iniciar a conversa no WhatsApp

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.