Cliente | Eletrobras

Maior companhia do setor de energia elétrica da América Latina, a Eletrobrás é uma empresa de capital aberto, controlada pelo governo brasileiro, que atua nas áreas de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica.

Melhoria de acessibilidade dos canais digitais

imagem da empresa Melhoria de acessibilidade dos canais digitais

Como permitir que todos acessem o site e a intranet

Atualmente, a Eletrobras dispõe de dois canais principais de comunicação digital: o site institucional e a intranet corporativa. Preocupada com a interação de todos os usuários e funcionários com os canais, portadores de necessidades especiais ou não, a empresa identificou a necessidade de avaliar a acessibilidade dos canais online, para realizar melhoria com base nos resultados da análise.

Solução

A Avantare ficou responsável pela consultoria técnica de acessibilidade dos canais digitais, através da avaliação da experiência do usuário. Para isso, foram realizadas ações como:

  • Avaliação de acessibilidade do portal e da intranet de acordo com os padrões do W3C (WCAG 2.0) e definição de políticas e processos;
  • Entrevista em profundidade com um funcionário deficiente visual da empresa, para melhor entendimento das necessidades e dinâmica do seu dia-a-dia de trabalho;
  • Levantamento de métricas;
  • Workshop com a equipe.

Resultados

Com base na avaliação, os canais digitais devem passar a ser acessíveis por diversos públicos com várias características*, como:

1. Incapacidade de ver, ouvir ou deslocar-se, ou grande dificuldade - quando não a impossibilidade - de interpretar certos tipos de informação;

2. Dificuldade visual para ler ou compreender textos;

3. Incapacidade para usar o teclado ou o mouse, ou não dispor deles;

4. Insuficiência de quadros, apresentando apenas texto ou dimensões reduzidas, ou uma ligação muito lenta à Internet;

5. Dificuldade para falar ou compreender, fluentemente, a língua em que o documento foi escrito;

6. Ocupação dos olhos, ouvidos ou mãos, por exemplo, ao volante a caminho do emprego, ou no trabalho em ambiente barulhento;

7. Desatualização, pelo uso de navegador com versão muito antiga, ou navegador completamente diferente dos habituais, ou por voz ou sistema operacional menos difundido.

* Fonte: Acesso Brasil.

 

Conheça o site institucional da Eletrobras.
 

Análise de resultados dos canais digitais

imagem da empresa Análise de resultados dos canais digitais

Como capacitar a equipe em web analytics e redefinir estratégias online

A companhia identificou a necessidade de treinar sua equipe em web analytics para melhor direcionar suas estratégias online.

Solução

O principal objetivo do projeto foi analisar as questões chaves dos acessos aos sites da Eletrobrás, com base na navegação dos visitantes, através do planejamento e configuração do Webtrends.

A Avantare fez um levantamento dos objetivos de negócio, instalou e configurou a ferramenta e realizou um workshop com as equipes responsáveis por todos os projetos.

Resultados

  • Envolvimento efetivo das gerências da empresa;
  • Alinhamento dos objetivos de negócio;
  • Maior conhecimento da equipe em análise de resultados;
  • Direcionamento da estratégia online.