Segmentos avançados do Google Analytics. Como utilizar?

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Como utilizar os Segmentos avançados do Google Analytics
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Como utilizar os Segmentos avançados do Google Analytics

Se você costuma medir o desempenho do seu site na web, confere a todo momento estatísticas de visitação, vendas e acha que já conhece todas os recursos do Google Analytics. Cuidado! Os Segmentos Avançados do Google Analytics  permitem a filtragem de muito mais dados do que se imagina e justamente esse é o assunto do artigo.  Curioso para descobrir? Leia esse post até o final e se surpreenda!

Os Segmentos Avançados do Google Analytics permitem ao usuário filtrar tópicos específicos de tráfego dentro de seus relatórios. Por exemplo, caso o objetivo seja visualizar dados de relatórios padrão para visitantes apenas dos Estados Unidos, isso é possível através do manuseio dos segmentos avançados da ferramenta. Mágica? Não, apenas conhecimento direcionado. 

O que você pode fazer usando os segmentos avançados do Google Analytics?

  • Ver todos os relatórios padrão e personalizados do Google Analytics para usuários e visitas que correspondem a critérios específicos;
  • Criar segmentos personalizados com uma interface de fácil uso que auxiliará na customização de cinco tipos de segmentos – Demográfico, Tecnológico, Comportamental, Dados de Primeira Sessão e Origens de Tráfego;
  • Inclusão de dados demográficos (idade, gênero, interesses) em sua segmentação de dados;
  • Importação de segmentos personalizados feito pela equipe do Google Analytics e também de outros usuários.
  • Compartilhar seus dados personalizados com outros usuários através de um link.

Agora, que já sabemos várias vantagens do uso avançado do Google Analytics, vamos tentar utilizá-lo na prática?

Passo a passo de como usar os segmentos avançados do Google Analytics

Para acessar os Segmentos Avançados do Google Analytics você deve clicar “Adicionar Segmentos” na própria visão geral do público;

Segmentos avançados do Google Analytics - passo 1

Isso abrirá permitirá a visualização e criação dos segmentos;

Segmentos avançados do Google Analytics - passo 2

O modo de exibição padrão irá mostrar todos os seus segmentos avançados e personalizados. Você pode usar guias para ver apenas segmentos personalizados que você criou, segmentos favoritos, com estrela, entre outros;

segmentos-avancados-do-google-analytics-3

Para visualizar os tipos de segmento, basta clicar sobre eles ou arrastá-los para os espaços alocados no topo. Você pode ver até quatro segmentos de cada vez;

Segmentos avançados do Google Analytics - passo 4

Quando você terminar de selecionar seus segmentos, clique no botão Aplicar na parte inferior para ver seus dados;

Segmentos avançados do Google Analytics - passo 5

Para remover um segmento, clique “x Remover” no canto superior direito de cada caixa de segmento.

Segmentos avançados do Google Analytics - passo 5

Como criar um segmento personalizado?

Para criar um novo segmento personalizado, clique no botão “+ Novo segmento” . Agora você poderá nomear seu segmento personalizado e escolher entre os cinco tipos de segmento.

Segmentos avançados do Google Analytics - passo 7

Demográfico: Segmenta seus usuários com base em informações como idade, gênero, idioma, principais interesses e localização. Com base nos dados de idade, gênero e categorias, você precisa buscar em Público > Demográfico > Visão Geral para verificar se há necessidade de atualizar seu código do Google Analytics para suportar as novas opções de dados;

Tecnológico: Segmenta seus visitantes através do sistema operacional, navegador, resolução de tela, dispositivo e aparelho móvel;

Comportamental: Segmenta seus visitantes através da análise da frequência de visitas na página (número de visitas, quando foi o último acesso e a duração no site.)

Dados de Primeira Sessão: Segmenta o público através de quando foi realizado o primeiro acesso.

Origens de Tráfego: Segmenta os usuários através de como eles encontraram o site: usando campanhas, palavras-chave (tais como os que você gostaria de acrescentar como parâmetros UTM em suas URLs).

Se você preferir configurar seu segmento personalizado semelhante à forma como ele foi feito antes, clique na opção Condições em Avançado. Isso permitirá à você adicionar até 20 filtros para o seu segmento personalizado .

Segmentos avançados do Google Analytics - passo 8

Você pode até criar segmentos personalizados para usuários do segmento e suas visitas de acordo com as condições sequenciais.

Segmentos avançados do Google Analytics - passo 9

Uma vez que você tenha configurado seu segmento de costume, você pode visualizar os resultados , testá-lo para garantir que ele funciona, e depois salvá-lo . Você sempre pode editá-lo posteriormente , clicando no ícone de configurações do próprio segmento.

Segmentos avançados do Google Analytics - passo 10

Você também terá a opção de compartilhar o seu segmento personalizado com os outros usando uma URL personalizada. Apenas a configuração do segmento personalizado será compartilhada e não quaisquer dados do seu site;

Importando da Biblioteca do Google Analytics

Se você ainda não está pronto para criar os seus próprios segmentos personalizados e gostaria de utilizar outros atributos além das 22 opções oferecidas, você pode importar dados da biblioteca utilizando o botão Biblioteca para ter acesso a outros segmentos criados pela equipe do Google Analytics e também por outros usuários.

Segmentos avançados do Google Analytics - passo 11

Quando você clicar no botão Importar um desses segmentos, você será direcionado a uma tela e confirma que você quer importá-los para o seu perfil no Google Analytics.

Aplicação de Segmentos

Há milhares de maneiras de usar os Segmentos Avançados do Google Analytics e aprender mais sobre o usuários do seu site. Aqui foram expostos apenas alguns exemplos de como criar visualizações com comportamentos bem específicos dos visitantes. Outras possibilidades de utilização são:

  • Criar segmentos personalizados de tráfegos de mídias sociais, ferramentas de busca e outros canais de tráfico para ver qual funciona melhor no seu segmento;
  • Criar segmentos personalizados para diferentes grupos de idades para verificar quais páginas eles mais visitam e quanto tempo permanecem naquele site;
  • Criar segmentos personalizados para palavras chaves que são tags no Adwords;
  • Criar segmentos personalizados para diferentes campanhas que você rastreia através dos parâmetros UTM.

Agora você já sabe que não é truque. Essas funcionalidades estão disponíveis para otimizar o seu trabalho. Que tal tentar utilizá-las agora e melhorar os resultados da sua empresa?

Até o próximo post!

Fonte: Kissmetrics