Principais tendências do marketing digital para 2018

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À medida que 2017 vai chegando ao fim, as empresas já estão planejando suas estratégias para 2018. O próximo ano será muito importante para o setor de marketing digital, já que algumas das estratégias serão substituídas por muitas tecnologias e plataformas emergentes.

Selecionamos abaixo as principais tendências do marketing digital para 2018. Confira!

1. Conteúdo personalizado e centrado no cliente

Este ano, uma coisa é certa para que o marketing de conteúdo seja o principal foco ao elaborar um plano de marketing: uma experiência personalizada para cada cliente. Mas uma pergunta permanece:

Como você sabe se as necessidades específicas de cada cliente são perfeitamente atendidas?

A chave é afastar-se do conteúdo estático tradicional para um conteúdo mais dinâmico. A melhor prática é criar um site dinâmico e um plano de automação de marketing inteligente que ofereça um conteúdo superior. Dessa forma, isso irá criar uma experiência única para o cliente que corresponde às suas necessidades e preferências específicas.

 2. Dados importantes

Se você tiver os dados certos, será mais fácil de entender o comportamento exato do cliente e o que é preciso para realizar os melhores esforços. Especialmente este ano, quando a tendência de fornecer respostas em tempo real aos consumidores se torna cada vez maior, associar os dados às ferramentas certas será muito importante.

Por que existe uma necessidade de Big Data?

A cada segundo, cerca de 40 gigabytes de dados estão sendo produzidos. Logo, precisamos de um mecanismo analítico de massa para processar tudo isso.

3. Conceito de micro-momentos

A vida é feita de momentos e o acesso às informações está cada vez mais fragmentado. O conceito de micro-momentos envolve o fornecimento de informações corretas e confiáveis ​​no momento certo aos clientes sempre que necessário. Em pesquisa, o Google afirma que o tempo gasto para buscar informações na internet teve uma queda. Já a taxa de conversão mobile, ou seja, a taxa de compras feitas efetivamente pelo celular, cresceu.

Por exemplo, com o advento do celular não é preciso enfrentar mais uma fila enorme para pagar uma conta. Um micro-momento então pode ser quando você percebe que não a pagou e não tenho tempo de ir ao banco. Agora, com o uso do celular, o pagamento pode ser efetuado instantes depois.

4. Promoção via Native Ads

Os native ads (anúncios nativos, em português) são um tipo de publicidade que reúne algumas das características do marketing de conteúdo com alguns aspectos da mídia paga convencional. Esses anúncios fornecem informações similares as que o usuário está buscando. No geral, proporcionam uma melhor visibilidade ao público, diferentemente dos outros tipos de anúncios.

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5. Pesquisa de Voz e Assistentes Digitais

Pesquisa de voz e assistentes digitais mudarão a forma como nos comunicamos e processamos a informação nos próximos anos. O principal motivo para o aumento dessa busca se deve ao fato de que as pessoas falam cerca de 150 palavras por minuto, mas podem digitar apenas cerca de 40. As estatísticas do Google mostram que as consultas de pesquisa de voz duplicaram no ano passado, cerca de 50%.

O aumento nas buscas de voz ajudará a criar uma necessidade de palavras-chave “long tails” e de um conteúdo bem escrito e conversacional, tendo em vista que a otimização da busca por voz mantém o futuro do SEO.