Ferramentas do Google que você deveria usar

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O Google é o mecanismo de busca mais usado no Brasil e no mundo e isso não é novidade. Mas ele é mais do que apenas um buscador. Muito maisNa verdade, o Google oferece uma variedade de ferramentas, que podem ser extremamente valiosas para você e a sua empresa.

Pensando nisso, a Avantare selecionou algumas das mais importantes ferramentas de marketing do Google à sua disposição. Dessa forma, você poderá saber e ter a certeza de que seu negócio está aproveitando ao máximo tudo que o Google tem de bom para lhe oferecer.

Ferramentas do Google úteis para as empresas

1) Google AdWords

O Google AdWords é o sistema de publicidade do Google no qual os anunciantes oferecem lances em certas palavras-chave para que seus anúncios ​​apareçam nos resultados de pesquisa. Dependendo da competitividade das palavras e da relevância para conversões reais, o AdWords pode ou não funcionar. Na maior parte, a ferramenta é extremamente eficaz, desde que não faça uso das palavras-chave erradas, ou escreva anúncios de baixo custo.

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2) Planejador de palavras do Google AdWords

Se você deseja trabalhar bem o SEO da sua empresa, o Keyword planner (planejador de palavras) do Google AdWords é fundamental para conseguir melhores resultados nos mecanismos de busca. A ferramenta disponibiliza diversos dados interessantes em relação à pesquisa de palavras-chave importantes para a sua empresa, como a frequência que são pesquisadas e o volume de pesquisa ao longo do tempo.

3) Google Trends

Além do AdWords, o Google Trends pode ser uma ótima ferramenta para ajudá-lo a fazer escolhas de palavras-chave mais relevantes. Ele permite que você avalie a popularidade de certos termos, compare-os contra outras variações de palavras-chave, analise como a sua popularidade varia ao longo do tempo e em diferentes regiões e idiomas, além de mostrar palavras-chave relacionadas, o que pode ser útil para obter novas sugestões de palavras-chave.

Tentando decidir entre duas variações de palavras-chave para o seu último título de postagem no blog? Faça uma comparação rápida no Google Trends para ver qual deles está sendo pesquisado com mais freqüência:

Google Trends.

4) Google Analytics

Qual a média de tempo que as pessoas estão gastando em seu site? Quantos visitantes são novos e quantos estão retornando? Possui uma alta taxa de rejeição? Todas essas importantes questões analíticas podem ser respondidas através do Google Analytics , ferramenta de análise de dados de sites e blogs do Google. O Google Analytics pode lhe oferecer, portanto, uma visão mais analítica do tráfego do seu site e ajudá-lo a entender como as pessoas estão se comportando diante dele.

Google Analytics.

5) Search Console

Deseja uma visão melhor de como o seu site é visto perante o Google? O Search Console é um conjunto básico de ferramentas, que informam se existem problemas com a indexação das páginas pelo Google, alertam se o site foi hackeado ou tem malware, sugerem melhorias nas tags e outros elementos do HTML, além de mostrar como é o tráfego ao site de forma geral.

6) Google My Business

Deseja obter uma publicidade gratuita no Google?  Tudo o que você precisa fazer é solicitar que a sua empresa entre na listagem do Google My Business. Assim, ela será exibida nos resultados da pesquisa (assim como no Google Maps) para buscas locais como ilustrado abaixo, para restaurantes mexicanos no Rio de Janeiro. E o melhor dessa ferramenta é que ela não é paga como o Adwords.

Google My Business.

À medida que o Google o acompanhar através da configuração de sua listagem, você também criará uma Página do Google+ para o seu negócio, o que nos leva à nossa segunda ferramenta de marketing do Google…

7) Páginas de negócio do Google+

Caso você tenha negócio local, configurar e manter uma Página do Google+ vai de mãos dadas com sua listagem do Google My Busines. E a análise da sua listagem do Google My Business incluirá um link para a página do Google+ do seu negócio. É importante levar algum tempo extra para tornar a sua página o melhor possível.

8) Documentos, folhas, slides e formulários do Google

Está fazendo um projeto com outros membros da sua empresa ou equipe? O Google possui algumas ferramentas ótimas de colaboração que você pode usar no lugar do softwares típicos da sua área de trabalho:

Os projetos são salvos automaticamente e também podem ser acessados ​​em dispositivos móveis.

9) Google Drive

Google Drive é o serviço de armazenamento on-line gratuito do Google, que permite aos usuários até 15 GB de armazenamento na nuvem para arquivos como fotos, documentos, vídeos, etc. Está tentando enviar uma imagem extensa ou um arquivo do PowerPoint para outros da sua equipe? O Google Drive permite que você compartilhe seus arquivos ou pastas, facilitando a colaboração e o problema de anexos muito grandes enviados por e-mail.

Google Drive.

10) Alertas do Google

Uma vez configurado, você receberá alertas ou resultados via RSS sempre que palavras-chave ou frases tiverem sido mencionadas na internet. Por exemplo, você pode se inscrever para ser notificado sempre que alguém mencionar sua empresa, produtos ou concorrentes. Essa ferramenta de relações públicas é uma ótima maneira para ficar de olho na reputação on-line da sua empresa e reagir às menções da sua marca em tempo hábil.

Google Alerts.

Leia também: Curso Grátis de Google Analytics