Como gerenciar Alertas Personalizados no Google Analytics

Quer receber conteúdo sobre Analytics e Otimização?

Receba todos os conteúdos do nosso blog diretamente em seu e-mail
analytics-2156083_960_720
  • 0

Para simplificar e tornar o Google Analytics mais eficiente no monitoramento de suas campanhas e esforços de marketing, estão disponíveis alertas personalizados. Você pode monitorar seu trafego inteiro ou uma parcela dela, controlando ainda quando uma certa métrica diminui ou aumenta. O alerta vai enviar um e-mail ou mensagem de texto quando a condição selecionada for atingida.
Para configurar esses alertas siga a seguinte rota:

  1. Faça Login na sua conta do Google Analytics
  2. Selecione no conto superior direito “Alertas Personalizados”
  3. Selecione “Novo Alerta”
  4. Escolha as métricas, ações ou comportamentos que deseja

Outro uso importante dos alertas personalizados é o rastreamento de paginas com erros como o aviso “404 error”. Os erros de rastreamento também são importantes para monitorar a eficiência do seu site e acompanhar os sinais que indicam uma experiência negativa do usuário.

O acesso a esses dados lhe dará uma idéia melhor do que está fazendo com que os usuários se percam e, que consequentemente, aumente sua taxa de abandono. Saber onde estão os pontos a melhorar torna mais fácil a correção de links internos e a definição de novas estratégias.

É frustrante para o consumidor acessar uma página de website e encontrar a mensagem “404 Error” na tela. Ele acaba se sentindo desestimulado a continuar a navegação. Para que você seja o primeiro a saber que o link está com erro, você pode criar um alerta no Google Analytics que informe quando esse erro aparecer em uma das suas páginas.

Seguem abaixo os passos para criar o alerta:

  1. Faça login na sua conta do Google Analytics
  2. Clique em “Admin” no canto superior esquerdo (barra laranja)
  3. Clique na aba “Personalização”
  4. Vá em “Alertas Personalizados” e criei um novo alerta
  5. Olhe a imagem abaixo

custom-alerts

Com os alertas configurados, você receberá notificações tanto de métricas selecionadas, quanto para paginas de erros. Assim você pode, acompanhar suas metas de forma mais otimizada e também corrigir erros de forma mais rápida e eficiente.