Como calcular o ROI das redes sociais

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Desde que as redes sociais entraram em pauta, tem surgido vários debates entre as equipes de marketing envolvendo a questão do quanto vale a pena investir tempo e esforço com social media.

Muitos reconhecem os benefícios como parte de uma estratégia de marketing digital, mas nem sempre é fácil medir a sua eficácia. E isso se tornou ainda mais desafiador, visto que os orçamentos aumentaram.

À medida que as redes sociais se desenvolveram, aumentou também as suas expectativas de uso. Dessa forma, já não é mais suficiente para uma empresa justificar o marketing das redes sociais com o número de curtidas ou comentários que elas recebem.

O desafio de encontrar um ROI para redes sociais

retorno sobre o investimento (ROI) tornou-se rapidamente uma palavra-chave no mercado. Entretanto, nem toda empresa verá o mesmo ROI de redes sociais e, tampouco, todas as estratégias irão render o mesmo ROI para uma empresa específica.

Medir o retorno sobre o investimento nas mídias sociais não é necessariamente colocar um valor absoluto sobre o valor de uma campanha de redes sociais. Trata-se mais de avaliar se a sua estratégia atingiu ou não o objetivo que ela pretendia alcançar, tendo em vista os recursos que você investiu nela.

Confira cinco passos para medir a eficácia dos seus esforços de mídias sociais.

Passo 1: Identifique seus principais indicadores de desempenho (KPIs).

Você está procurando gerar receita ou promover a conscientização da marca? Essa diferenciação determina o sucesso para seus esforços de marketing.

Se o seu objetivo é vendas, você deve medir o ROI como um valor específico. Ao atribuir um valor aos seus objetivos de conversão, é fácil entender o impacto do seu marketing de mídias sociais em sua linha de fundo.

Passo 2: Alinhe seus objetivos de mídia social com seus objetivos de negócios.

Para que sua estratégia seja significativa e mensurável, o quadro geral deve ser dividido em objetivos menores. Esses objetivos diferem com base em seus KPIs abrangentes. Para empresas que buscam mapear receitas para redes sociais, seus objetivos de mídia social podem ser compras de produtos, inscrições de clientes ou testes gratuitos.

Para as empresas que desejam rastrear a consciência da marca, os objetivos das redes sociais podem ser menções de marca, seguidores ou impressões.

Passo 3: Configure o Google Analytics para rastrear as conversões.

Sua capacidade de reter e converter seu público depende de como você está informado sobre o comportamento deles em seu site. Quase todos os objetivos individuais são mensuráveis ​​se você adotar a abordagem certa.

Google Analytics é uma ferramenta que você pode usar para configurar metas rastreáveis ​​e monitorar com que frequência os visitantes completam as ações que você define.

Passo 4: Atribua valores aos seus KPIs.

Depois de ter escolhido seus objetivos e configurar seu rastreamento, é hora de enfrentar o valor monetário desses objetivos. Existem vários métodos diferentes para escolher:

  • Valor vitalício: quanto você ganha de cada cliente em média?
  • Valor de vida multiplicado pela taxa de conversão: quanto vale cada visita potencial para você com base na porcentagem que converte?
  • Venda média: quanto é a compra média através do seu site?
  • Avaliação de PPC: quanto você pagaria se você usasse anúncios para alcançar os mesmos resultados de mídia social?

Passo 5: Benchmarking dos seus concorrentes.

Compare seus esforços de mídia social com seus concorrentes. Assim, você poderá descobrir possíveis oportunidades para a sua empresa se destacar. Saiba quais plataformas são mais bem sucedidas para alcançar seu público-alvo. Saiba quantos posts os concorrentes estão publicando por dia para que você possa ver o que funciona.

Não esqueça se os resultados da sua marca são significativamente diferentes da sua concorrência. O importante é consistentemente trabalhar para melhorar o ROI de suas redes sociais. E o primeiro passo para melhorar seu desempenho é entender os resultados de suas ações.

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