Como alcançar metas em 2018

Quer receber conteúdo sobre Analytics e Otimização?

Receba todos os conteúdos do nosso blog diretamente em seu e-mail
Screenshot_1
  • 0

É comum em todo início de ano repensarmos nossos objetivos a fim de renovar e traçar novas estratégias para que possamos adquirir mais sucesso no âmbito profissional.

Definir metas no trabalho implica um interessante equilíbrio. Por um lado, seus objetivos profissionais devem apoiar a missão da empresa. Em contrapartida, eles devem ser seus. Se não for assim, a definição de metas é apenas um exercício de rotina.

Pensando nisso, a Avantare separou alguns passos simples para definir e  alcançar metas no trabalho.

1. Obtenha clareza sobre a estrutura da sua equipe

Primeiro, você deve entender as funções e interrelações de sua equipe, com a finalidade de estabelecer metas que tornem os funcionários mais produtivos e úteis para toda a organização. Em um sentido prático, cada equipe serve como uma unidade de apoio e, ao mesmo tempo, um consumidor de suporte.

2. Reveja seus objetivos e seja realista

É importante rever os seus objetivos para analisar todas as possibilidades e evitar sobrecargas e possíveis frustrações. O ideal, portanto, é dar ênfase às metas pequenas e, conforme você for cumprindo-as, conquistar outras cada vez maiores.

3. Analise o desempenho da sua meta 

Você conhece o básico: um bom objetivo no local de trabalho é específico, mensurável, atingível, relevante e vinculado ao tempo. Vá além desses conceitos básicos e visualize o desempenho da meta. Isso facilitaria um fluxo de projeto específico? Permitiria que o time trabalhasse de forma mais eficaz? A imagem de um objetivo alcançado irá mantê-lo motivado.

4. Programe check-ins periódicos 

Qualquer plano deve ser flexível para manter sua utilidade, e os objetivos profissionais não são diferentes. Independentemente da frequência que escolher, o importante é manter o canal de comunicação aberto, para que o seu plano de metas possa se adaptar para refletir a realidade e as prioridades atuais.

5. Vá além das tarefas imeditas e pense sempre em crescer 

Seu crescimento como profissional é maior do que a produtividade e a proficiência em sua mesa. A progressão na carreira geralmente exige um amplo leque de habilidades e experiências. Adicione palestras, cursos e outras oportunidades educacionais à sua lista de metas, porque a aprendizagem contínua é fundamental para sua capacidade de expandir suas responsabilidades e conseguir cada vez mais sucesso.

6. Peça suporte se precisar

Procure aliados, tanto dentro da sua empresa como fora dela, e crie uma rede de profissionais que se preocupam com seu sucesso. Fale com eles, peça conselhos e os ouça com atenção. Uma dica é procurar um coach. Com o auxílio desse profissional, você poderá ser orientado a alcançar seus objetivos de maneira mais efetiva.

7. Acompanhe suas realizações 

Liste não somente os objetivos que deverão ser cumpridos, mas também todos os prazos e metas que você já conseguiu atingir. Para encerrar, lembre-se de que estabelecer metas para o trabalho é melhor quando é uma prática contínua: trate-a como uma conversa que nunca termina.