Certificado do Google Analytics: tudo o que você precisa saber

Quer receber conteúdo sobre Analytics e Otimização?

Receba todos os conteúdos do nosso blog diretamente em seu e-mail
pexels-photo-106344
  • 0

O Google Analytics é uma das principais ferramentas de análise de dados e monitoramento de tráfego, sendo essencial para qualquer profissional de marketing digital hoje em dia. Caso você ou a sua equipe ainda não façam uso do serviço, com certeza podem estar perdendo diversas oportunidades de negócios no cenário digital.

Apesar de muitas pessoas utilizarem o Google Analytics diariamente, poucos sabem como se aprofundar na ferramenta, aproveitando da melhor maneira todas as suas funções.

Pensando nessa necessidade, a equipe da Avantare preparou um curso gratuito de Google Analytics para que você possa tirar o melhor proveito da ferramenta, a fim de melhorar seus resultados. Além de seu material guia, o Google disponibiliza também uma série de vídeos em seu canal no YouTube explicando todas as funcionalidades do GA.

Certificado do Google Analytics

A partir do momento que você achar que já está dominando a ferramenta, o próximo passo será conseguir o certificado do Google Analytics. Obter o certificado do Google pode ser um ótimo ponto de partida não só para testar os seus conhecimentos, mas também para se destacar no mercado.

O exame do GA é gratuito e você tem uma hora e meia para conclui-lo. Ao todo, são 70 perguntas e você precisa acertar pelo menos 56 destas para passar. As questões não tem pegadinhas e não há dificuldade para quem estudou e colocou os ensinamentos em prática. Uma vez que você passou, terá o certificado válido por 18 meses.

Aqui está um resumo rápido do exame:

  • Gratuito
  • 90 minutos
  • 70 perguntas
  • Acertar 80% para passar
  • Válido por 18 meses
Quais são as perguntas do exame?

Todas as perguntas são de múltipla escolha, logo você simplesmente seleciona a resposta que considera correta dentre as opções disponíveis. As perguntas abrangem uma ampla gama de tópicos, desde princípios básicos, o que está incluído em relatórios específicos até questões mais técnicas sobre os cookies do navegador e como funciona o código de rastreamento.

O que acontece se eu falhar no exame do Google Analytics?

Se você falhar no exame, não poderá refazê-lo pelo período de uma semana. Após os 7 dias decorridos, você terá a oportunidade de tentar novamente. O Google não estabelece uma penalidade para os que falham no exame, somente o fato de esperar esse prazo determinado por eles.

Quais são os benefícios em conseguir o certificado do GA?

Ao passar no exame, você irá receber um certificado que poderá ser impresso, além de poder acrescentar a qualificação em seu currículo e no perfil do LinkedIn, por exemplo. Além disso, também há a opção de compartilhar um link para que as pessoas possam verificar se você passou o exame.

Mas o verdadeiro benefício de ser um usuário qualificado do Google Analytics é compartilhar sua paixão por esta incrível ferramenta. No final, ser um profissional do Google Analytics não é sobre concluir o exame, trata-se de se aprofundar no recurso, fazendo o melhor uso dele.

Dirigindo-se ao exame

Primeiro, você precisará dirigir-se para o Google Partners. Se você já possui um perfil, então, uma vez que você faça o login, você deve estar pronto para começar. Se você é novo no Google Partners, então você precisará selecionar a opção para inscrever-se e seguir as etapas para criar seu perfil. Boa sorte!